logo RCN

Seminário sobre alternativas na Agricultura

Seminário sobre alternativas na Agricultura Familiar de Capinzal e Zortéa

A Secretaria de Agricultura de Capinzal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal e Zortéa, mais o Conselho Municipal da Agricultura, no dia 1º de junho, realizaram um Seminário com alternativas para a agricultura familiar.

A agricultura familiar é o esteio da agricultura de nosso país, o que proporciona uma balança comercial positiva fruto do desempenho do setor agrícola de alta escala e também as pequenas.

Esse Seminário e demais ações visam manter o agricultor no campo e conseqüentemente, melhorar a sua renda, possibilitando assim, viver com mais dignidade e perspectivas de vida.

No Seminário foram apresentadas experiências de produção e comercialização em pequenas agroindústrias familiares, numa demonstração da Epagri de Concórdia. Capinzal apresentou todo o funcionamento da inspeção animal (municipal), inclusive a inspeção sanitária. Aconteceu uma palestra sobre a importância na produção de leite na estabilização da agricultura familiar.

Segundo Moacir Zanluca/Secretário de Agricultura de Capinzal, esse trabalho demonstrado visa a organização do agricultor e que possa se fixar no campo da melhor maneira possível, com condições de obter uma renda mensal e de safra. Destaca Zanluca, é preciso dispor de uma poupança viva, seja ela através de reflorestamento, apicultura e outros, sendo necessário para ele o apoio em infra-estrutura (acesso às propriedades, calcário, patrulha agrícola mecanizada).

Como disse Zanluca: ?O mais importante é nós, agricultores, fazermos a nossa parte e fazermos bem feito, agindo como verdadeiros profissionais?. Para tanto, é necessário trabalhar de forma organizada e conjunta, fazendo do campo um local cada vez melhor para se viver. 

A Secretaria Municipal de Agricultura de Capinzal conta com diversas ações desenvolvidas, pois somente dentro das atividades normais são quase 20 programas que estão em desenvolvimento, destacando os serviços prestados no horto-florestal, investimentos no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, visando em outubro a realização da Expovale; mais patrulha agrícola mecanizada atendendo o produtor rural com inúmeros trabalhos, freqüente conversação com os órgãos ligados ao setor agrocupecuário (sindicatos, Epagri, Cooperativas), para troca de idéias e experiências. 

Zanluca destaca o trabalho conjunto realizado com o Conselho Municipal de Agricultura, conselho este composto pelos próprios agricultores que discutem os assuntos de interesse do setor produtivo.

O grande desafio da Secretaria de Agricultura é desmistificar toda a questão do Movimento Econômico ligado ao setor agropecuário. Que se diga, neste setor tem muito a melhorar, seja ela na questão de nota de produtor, ações ambientais e benefício previdência, sendo questões de suma importância ao homem do campo.

 

Vice-prefeito de Capinzal, Leonir Boaretto, dando as boas vindas na abertura do Seminário

 

Anterior

VI edição do Troféu O Trabalhador

Próximo

Prefeito Dorini recebe apoio

Deixe seu comentário