logo RCN

Seminário regional reuniu os estudantes da participam do Proesde na Unoesc

Seminário Regional do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

A Unoesc realizou, no último sábado (19), o Seminário Regional do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). O evento ocorreu em Xanxerê, reunindo acadêmicos que participam do programa em todos os Campi da Universidade.

 

Após a abertura do evento, que contou com autoridades acadêmicas, representante do Governo do Estado, coordenação do Programa, professores e acadêmicos, o professor Dr. Rógis Juarez Bernardy, do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, abordou a temática “Vetores de desenvolvimento regional: caracterização e análise do Oeste catarinense”. Na sequência, a temática “O caso de diversificação da produção agroecológica e agropousadas: a experiência da Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco)” foi desenvolvida pelo professor Volnei Luiz Heidemann, coordenador geral da Associação.

 

Na avaliação da coordenadora institucional do Proesde na Unoesc, professora Tânia Maria dos Santos Nodari, o evento foi muito proveitoso.

 

– Foi uma oportunidade para os acadêmicos refletirem sobre a caracterização atual do desenvolvimento da região, em vários aspectos, como o ambiental, cultural e econômico. Também foi um momento em que tiveram a oportunidade de conhecer experiências que resultaram em maior geração de emprego e renda, como foi o caso da Agreco – analisa.

 

O próximo seminário do Proesde ocorrerá em novembro, também no Campus de Xanxerê.

 

O Proesde

 

O Proesde, vinculado ao Governo do Estado, teve início na Unoesc em abril deste ano, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional. A aula inaugural foi transmitida por webconferência para todas as regiões do Estado onde o Programa é realizado com a parceria de instituições comunitárias de ensino superior, como a Unoesc.

 

Em todo o Estado, o curso envolve 1,1 mil estudantes de graduação. Na Unoesc, são 162 acadêmicos participantes, provenientes de 65 municípios que integram as regiões das SDRs de Campos Novos, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.

 

Totalmente gratuito, o curso se estenderá até dezembro deste ano, com aulas aos sábados, totalizando 200 horas-aula e envolvendo conteúdos como desenvolvimento e economia regional, ambientes e recursos naturais, gestão social, empreendedorismo, cultura e educação, estratégias para geração de emprego e renda, planejamento estratégico participativo, captação de recursos e gestão de projetos de desenvolvimento.

 

O objetivo do Programa é contextualizar a atuação profissional levando em conta o desenvolvimento regional sustentável e formar profissionais capazes de contribuir para essa finalidade. Segundo o vice-reitor Acadêmico da Unoesc, professor Nelson Santos Machado, o curso, complementar à formação de graduação dos acadêmicos participantes, tem elevada sinergia com a missão da Unoesc, que tem na contribuição com o desenvolvimento regional a sua razão de ser.

 

Durante o período de realização do curso de Desenvolvimento Regional, os participantes recebem uma bolsa de 70% do valor da mensalidade da graduação em que estão matriculados, até o limite de dois salários mínimos.

 

A seleção dos estudantes foi feita por meio de sorteios, realizados em três etapas para priorizar a destinação de duas vagas para cada município e a acadêmicos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas.

 

 

Colaborou Ulisses Junior Longhi, Unoesc Xanxerê

 

 

---

Bruna Santos de Andrade

Assessora de Imprensa

Universidade do Oeste de Santa Catarina | Campus de Joaçaba

www.unoesc.edu.br

49 3551 2092

 

Campanha de Vacinação contra a Hepatite B começa no sábado Anterior

Campanha de Vacinação contra a Hepatite B começa no sábado

Administração de Ouro reconstrói Ponte em Linha Leãozinho Próximo

Administração de Ouro reconstrói Ponte em Linha Leãozinho

Deixe seu comentário