Semana do Contestado
Começa a programação da Semana do Contestado em Irani
Fazendo parte da programação da Semana do Contestado, no dia 22 de outubro foi comemorado o dia do caboclo e também o dia que Irani presenciou o primeiro combate da guerra do Contestado.
No dia 23, alunos da Escola Valdecir Zampieri, sob a direção da professora Elenita Ribeiro, apresentaram nos colégios da cidade, uma peça teatral sobre a Guerra do Contestado, mostrando vários personagens da época como o Monge José Maria, o ervateiro, Maria Rosa, Chica Pelega, João Gualberto entre outros, revivendo a história e valorizando pessoas que lutaram porque acreditavam num mundo melhor.
A programação continua hoje às 20:00 horas no Ginásio da Apae com o Coral Meninas Cantoras de Irani e o Lançamento do Áudio-visual (DVD) ? Retratos do Contestado ? A história através da arte, pesquisa realizada e organizada pela professora Rita Inês Petrykowski Peixe. No dia 25, no mesmo local e hora, acontece uma palestra ?O Contestado além da história? e o lançamento do livro ?O Contestado? do escritor Romário Borelli. Encerrando a programação, no dia 27, acontecerá no ginásio da Apae, às 20:00 horas, o lançamento e apresentação do Espetáculo ?O Contestado, o povo revive sua história?, produzido por Nadia G. Zolet, das Oficinas em dança de Irani, encerrando-se com a apresentação do Coral das Meninas Cantoras do município.
?Esse é o marco maior da nossa história, pois no dia 22 de outubro, comemorado o dia do caboclo, foi quando aconteceu a primeira batalha em Irani, razão pela qual é denominada ?O Berço do Contestado?. Temos que comemorar nossa história e divulgá-la de todas as formas para que o país inteiro a conheça pois é na verdade, parte da história do nosso Brasil?, concluiu o prefeito Fábio Antonio Fávero (Binho).
Prefeito Binho com a pesquisadora Rita Inés Petrykowski Peixe
Peça Teatral encenada pelos alunos do Colegio Valdecir Angelo Zampieri
Deixe seu comentário