logo RCN

Secretaria de Saúde de Joaçaba

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre DST / AIDS

No dia 08 de agosto, a Secretaria de Saúde de Joaçaba realizou, na sede da Reunidas, uma Palestra que tratou do tema das Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Elio Serpa, ex-caminhoneiro e soro positivo, trata na palestra de assuntos que rodeiam as pessoas portadoras do vírus da AIDS. Elio, através de seus depoimentos, transmite para o público todo o seu conhecimento e relata as dificuldades que passa por ser soro positivo. Falou também do preconceito vivido e da falta de esclarecimento da população, que em sua maioria não sabe como tratar um portador da doença.

Elio realiza palestras a mais de três anos em todo o estado de Santa Catarina. Começou motivado por funcionários do hospital onde ficou internado, na fase aguda da doença, e atualmente já palestrou em 46 cidades do estado.

Rúbia Davoglio, Coordenadora do Programa Municipal DST, HIV / AIDS, falou da importância de palestras que esclarecem a população sobre os fatos e sintomas que envolvem a doença. ?A Secretaria de Saúde está realizando diversas palestras em escola e empresas, para alertar a população dos perigos das doenças sexualmente transmissíveis. Estamos alertando também os motoristas de ônibus e caminhoneiros, pois eles estão muito expostos a doença na estrada. Alertamos para o uso correto da camisinha e esclarecemos dúvidas sobre outras doenças?.

  Nara Claudia Simão, Técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Joaçaba, também esteve presente na palestra realizada, e lembrou a todos que o CTA de Joaçaba atende  de segunda a quarta-feira, no horário de 13:30 a 16:00 horas. O CTA realiza coleta para exames e presta acompanhamento médico.

A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce do HIV,  retarda o aparecimento da aids e possibilita maior qualidade de vida ao portador do vírus. No Brasil, cerca de 400 mil pessoas estão infectadas pelo HIV e não sabem. Em Joaçaba estão registrados, de acordo com o Ministério da Saúde, 45 casos da doença.

Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde Joaçaba pelo telefone 3521-1555.

Anterior

Movimento do comércio depende e muito Perdigão

Próximo

Reunião de avaliação da Festa do Colono em Ouro

Deixe seu comentário