logo RCN

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ZORTÉA

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ZORTÉA ENCERRA PROGRAMA DE MUDAS E DESENVOLVE OUTRAS ATIVIDADES

 Encerro na última sexta-feira, o programa de mudas desenvolvido pela secretaria de agricultura de Zortéa.

Segundo o secretário Aiques Martin Zampieri, a procura ficou dentro do esperado com cerca de duas mil mudas encomendadas pelos agricultores do município.

Serão entregues no dia 08 e julho diversas espécies de mudas recomendadas para o clima da região, como ameixas, pessegueiros, figueiras, cítricas e algumas ornamentais.

O custo destas mudas ficou abaixo do preço de mercado para as pessoas que fizeram as encomendas, porque existe um subsidio oferecido pela prefeitura de Zortéa.

A secretaria de agricultura está participando também de atividades ligadas ao meio ambiente, desenvolvida no município com a distribuição de 800 mudas de espécies nativas que foram adquiridas pelo consórcio Machadinho e repassadas ao município que está fazendo a entrega nas escolas.

Os técnicos da secretaria de agricultura estiveram realizando algumas palestras nos colégios do município, repassando aos alunos a importância do meio ambiente, e nos próximos dias a equipe juntamente com outras secretarias estarão fazendo um embelezamento nos principais pontos da cidade como rótula central, entrada do município e pátio da prefeitura com o plantio de mudas.

Outra informação importante relacionada à secretaria de agricultura de Zortéa é o repasse de R$ 126 mil reais em parceria com o estado e SEBRAE, a associação de mulheres agricultoras do município, sendo que parte deste valor será direcionado para a construção de uma cozinha industrial e outra parte será para a aquisição de equipamentos, que estarão a disposição de cerca de 12 mulheres agricultoras associadas.

Será feito cozinha, sala de recepção e banheiros dentro das normas exigidas para a fabricação de alimentos.

Serão fabricados geleias, doces, compotas e outros produtos a base de frutas e hortaliças para agregar valor aos produtores do município.

Um segundo projeto será desenvolvido em parceria com o consórcio Machadinho e Tractebel Energia, para auxiliar este primeiro, onde serão implantados pomares comerciais para fornecer a matéria prima para a produção dos produtos.

A ideia ainda é investir cerca de R$ 72 mil reais, para implantar seis equitares de pomar, sendo que cada mulher agricultora ficará responsável de meio equitare que será plantado em sua propriedade, para que as doze mulheres possam participar também do cultivo ao fornecimento da matéria prima.

Como a associação de mulheres agricultoras de Zortéa tem mais de sessenta associadas, a ideia é ampliar futuramente este e outros projetos para que todas que tiverem interesse possam participar e ampliar a renda da família.

A cozinha será construída próximo a escola agro técnica saída para a comunidade de Volta Grande em Zortéa. 

 

Pedro Uczai propõe escola técnica federal na região de Capinzal Anterior

Pedro Uczai propõe escola técnica federal na região de Capinzal

Piratuba escolhe a rainha e princesas da agricultura neste sábado Próximo

Piratuba escolhe a rainha e princesas da agricultura neste sábado

Deixe seu comentário