Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Secretaria da Educação mais próxima das escolas em visita à Criciúma
Uma das metas para 2019 é conhecer a realidade de todas as regiões para melhor atender as demandas e elevar processo de aprendizagem
Por meio do programa SED nas Escolas, estudantes e profissionais de unidades da Região Sul receberam o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni na quinta e sexta-feira, 21 e 22. As comemorações dos 97 anos da EEB Padre Miguel Giacca, visita na escola EEB Humberto Hermes Hoffmann, que recebeu investimento de R$ 31 mil para reconstrução do muro derrubado devido temporal, e bate-papo sobre carreira com jovens do ensino médio fizeram parte da programação.
"Conhecer a realidade das escolas é novo jeito de gerenciar a Educação. Temos o entendimento que precisamos saber, ver e ouvir quem está na ponta para que possamos dar melhores resultados à sociedade catarinense, mas com o objetivo principal de elevar os índices educacionais e tornar o ambiente escolar atrativo aos estudantes", explica o secretário sobre as visitas que vem realizando nas escolas de diferentes regiões do Estado.
Com o objetivo de trabalhar atividades pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, os projetos Sou Giacca e Orgulho-Me Disso e o Fui Aluno e Faço Parte Desta História da EEB Padre Miguel Giacca foram apresentados ao secretário. "A escola conseguiu diversas parcerias com ex-alunos que contribuíram para melhorias físicas e pedagógicas. Parte da vida deles iniciou aqui e temos orgulho de todo o cuidado e preocupação que eles têm com a escola", conta a diretora Marilda Marcos Lopes.
Ex-aluno da unidade, Uggioni foi homenageado pelos jovens Isadora de Medeiros Ribeiro, Suzanny Joana Leal, Marcis Antonio de Souza Costa e Emily Stiburski, que representaram os 1.062 mil alunos, com cartazes e recepção no pátio da escola. "Aqui recebi o fundamento da educação. Estou sendo recebido e acolhido hoje como fui lá na década de 1970 e por cinco anos essa escola fez parte e diferença na minha vida. É gratificante ver que ela continua sendo bem cuidada e com alunos empenhados para o bem", agradece.
Prioridade é acelerar resultados nas demandas escolares
Em janeiro, com o temporal que atingiu o muro da EEB Humberto Hermes Hoffmann, em Nova Veneza, a comunidade escolar, que atende 355 alunos do ensino fundamental e médio, solicitou com urgência a obra. O investimento foi de R$ 31 mil. "Estávamos aguardando reparo no muro há três anos, até que com o temporal fomos surpreendidos com o desabamento e prontamente fomos atendidos pela equipe da Secretaria de Estado da Educação", diz a diretora Silvana Ghellere Milanez.
De acordo com o secretário, a prioridade é agilizar os processos escolares e garantir a segurança e qualidade na estrutura do ambiente escolar. "Montamos uma equipe para dar respostas para quem está na ponta, ou seja, Gerências Regionais, professores, alunos e sociedade. A Educação acontece na sala de aula e é para lá que nossos esforços estão voltados", enaltece.
Bate-papo
Ao ingressar no ensino médio, boa parte dos jovens já sabem o que desejam seguir na carreira profissional. Nas escolas Heriberto Hulse, Rubens Arruda Ramos e Toneza Cascaes, não é diferente.
Em conversa com estudantes do 3º ano, foi abordado sobre o ingresso no mundo do trabalho por meio do programa Novos Valores, ofertado pelo Governo do Estado e em instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
"Temos diversas iniciativas de estágios pelo Estado e queremos que vocês, jovens, aproveitem ao máximo. Quem não vai fazer o vestibular, pode fazer uma formação técnica. Já estamos fortalecendo esse elo com instituições para oferecer programas de qualificação para que as oportunidades se ampliem a todos", destaca o secretário.
Formação para professores
Em encontro com a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta, foi tratada sobre uma parceria para formação de professores voltado às ciências básicas como português, matemática e demais disciplinas, podendo atender até 2 mil docentes inicialmente na região de Criciúma. Um próximo encontro será agendado para apresentação do projeto desenvolvido pela instituição.
Texto e fotos: Dafnée Canello - Ascom SED
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação
Deixe seu comentário