logo RCN

Secretaria da Agricultura de Ouro possibilita Seminário sobre gado de corte e leiteiro

Seminário sobre gado de corte e leiteiro

 

O secretário de Agricultura do município de Ouro, Diego Baretta, quarta-feira, 30 de outubro, desenvolveu uma das atividades de um dos programas desta Secretaria, sendo bovinos de corte e leite. A palestra teve como público alvo o Núcleo de Criadores de Gado de Corte do município de Ouro. O Seminário foi realizado no Clube Floresta, trabalhando com algumas tendências da produção de gado de corte, real lucratividade e parâmetros que abrange todo o setor produtivo da categoria.

Os ministrantes das palestras foram dois engenheiros agrônomos, sendo um deles Amarildo Proner, ainda o coordenador regional de agropecuária, todos da Epagri, o que possibilitou saber das tendências, conhecendo melhor a atividade desenvolvida dentro das propriedades rurais de pequeno porte, possibilitando aumentar a rentabilidade e a qualidade de vida.

Essa é uma das atividades do Conselho Municipal de Agricultura, sendo a questão levanta e consta no Plano de Desenvolvimento Rural do Município. A manhã foi um período de teoria e à tarde visita técnica na propriedade dos irmãos Dambrós, na localidade da Vila São José.

Segundo Diego, o empresário rural Vilmar Masson, da localidade de Linha Caçador, há três anos vem desenvolvendo um trabalho e apresentou a sua realidade interessante, servindo como exemplo na atividade agropecuária. A visita na propriedade rural deu mais visibilidade de como se deve trabalhar com o gado de corte (piqueteamento, sistema rotativo, diminuição do custo de produção).

Quando Diego assumiu a Secretaria da Agricultura junto com toda a Administração Municipal, existia uma realidade na mencionada Secretaria, sendo serviços de silagem, distribuição de adubo orgânico, então disse que se deve ter uma organização para poder trabalhar, encontrando alternativas para que o produtor obtenha mais renda, não só prestar serviços aos mesmos.

A intenção da Secretaria Municipal de Agricultura é trazer à realidade, sendo importante ter conhecimento, conhecer o que faz, se tem ou não lucratividade, desempenhar um trabalho de orientação para os produtores, sempre trazendo consciência e conhecimento para as sobrevivências das propriedades rurais. Este é um dos princípios básicos da Secretaria, atender e trazer melhor qualidade de vida ao agricultor.

Segundo Diego, a Secretaria da Agricultura vai trabalhar em conjunto com a Secretaria da Educação, numa ação dentro da escola em termos conscientização, uso racional da água e da propriedade, sobre as atividades desenvolvidas, sempre mantendo grandes parcerias com a Epagri local, pois conhecem a realidade agropecuária de Ouro.

 

Secretaria de Agricultura valorizando e ajudando a dar perspectiva de vida com lucratividade aos empresários rurais do município de Ouro.

 

 

Anterior

Ligeirinho

Lideranças de SC em Capinzal Próximo

Lideranças de SC em Capinzal

Deixe seu comentário