logo RCN

Sebrae/SC e Prefeitura renovam parceria voltada ao desenvolvimento de Chapecó

Iniciativa promove roteiros turísticos, consultorias gratuitas aos empreendedores locais e muito mais

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste promoveu nesta semana o “Café com Inovação”. O evento foi realizado no Gran Nobile Evento, antigo Vila Grill, na avenida Willy Barth e foi marcado pela entrega do Planejamento do Ecossistema Local de Inovação. O documento foi elaborado pelo Sebrae/SC com a colaboração dos atores do ecossistema, envolvendo o poder público, universidades, entidades empresariais e a classe empresarial. O “Café com a Inovação” também contou com um painel sobre inovação com a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett Alves, e o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Luc Pinheiro.

Na abertura do “Café com inovação”, o presidente da Acismo Daniel de Souza ressaltou que uma das metas da entidade era inserir São Miguel do Oeste no mapa inovação catarinense e isso está efetivamente acontecendo. O gerente regional do Sebrae Udo Trenepohl ressaltou que a cidade está avançando na direção do fortalecimento do ecossistema com uma articulação maior entre os atores.                                                                                                                                                                   Em seguida, os consultores do Sebrae Tiago Tengaten e Nicolau da Silva apresentaram os principais pontos do Planejamento do Ecossistema Local de Inovação. Durante quatro workshops realizados ao longo do ano foram identificados os atores, definidos os setores estratégicos, validado o nível de maturidade do ecossistema, elaborados planos de ações para o ecossistema e para os setores priorizados e ainda, definida a governança. O Planejamento apontou que as quatro áreas prioritárias para a inovação são máquinas & equipamentos e automação industrial; tecnologia da informação e comunicação (TIC); tecnologias para agro/alimentos e saúde.

Durante o evento o secretário Marcelo Fett Alves disse que Santa Catarina tem vocação para a inovação e que o governo pode investir e ser parceiro do Centro de Inovação que está em processo de implantação na Unoesc de São Miguel do Oeste, uma das ações previstas no planejamento entregue nesta segunda pelo Sebrae. Ele também apresentou detalhes do programa SC Inovadora, um conjunto de ações articuladas em sete pilares com foco na melhoria da competitividade: financiamento, ambiente legal, qualificação profissional, atração de investimentos, projetos estruturantes, infraestrutura de conectividade e ambientes de inovação. Fett disse que para cada um desses fatores de competitividade, serão implementadas um conjunto de medidas nos próximos anos.

O diretor técnico do Sebrae Luc Pinheiro, reforçou a importância do Planejamento do Ecossistema como instrumento para consolidar a inovação do Oeste. Ele ressaltou que o documento permite que os atores “possam juntos trabalharem para suprimir as deficiências e posicionar o ecossistema de inovação como algo pujante e com diferencial”. Segundo Luc, esse é o 16º Planejamento de Ecossistema entregue pelo Sebrae “Desta forma, a gente consegue espalhar a inovação pelo estado inteiro e em todos os lugares”, completou.

 

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Foto 14 – A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste promoveu nesta semana o “Café com Inovação”. (crédito: Marcos Meller).

Foto 15 – O evento foi realizado no Gran Nobile Evento, antigo Vila Grill, na avenida Willy Barth e foi marcado pela entrega do Planejamento do Ecossistema Local de Inovação. (crédito: Marcos Meller).

 

Foto 16 – Diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Luc Pinheiro. (crédito: Marcos Meller).

 

Foto 17 –  Gerente regional do Sebrae, Udo Trenepohl. (crédito: Marcos Meller).

 

Sebrae/SC e Prefeitura renovam parceria voltada ao desenvolvimento de Chapecó

Iniciativa promove roteiros turísticos, consultorias gratuitas aos empreendedores locais e muito mais

Chapecó evolui a passos largos e está sempre pronta para novos negócios e empreendimentos. Com o propósito de fomentar ainda mais o desenvolvimento, a Administração Municipal de Chapecó renovou nesta semana a parceria com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora que auxilia na implementação de políticas públicas e ações estratégicas para o progresso do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.                          A assinatura ocorreu na Prefeitura e contou com a presença do prefeito de Chapecó João Rodrigues, o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro, gerente regional do oeste Udo Martin Trennepohl e a gestora regional do programa no oeste Gabriela da Costa Heming, o Secretário de Governo e Inovação  Thiago Felipe Etges, , Secretário de Fazenda Moacir Rohr, Secretário da Família e Proteção Social Ariete Lauxen, diretor de desenvolvimento econômico Elio Francisco Cella, diretor de incentivo ao Empreendedorismo e Turismo Luiz Roberto Tillmann, Secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos Thiago Etges, Secretário de Desenvolvimento Rural Mauro Zandavalli e o assessor da DITEC Eduardo Perone.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro, a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura deve ampliar as estratégias de desenvolvimento do turismo na região, “Chapecó não é apenas um polo empresarial, mas sim de turismo e essa parceria vai potencializando o turismo de negócios, explorando os recursos disponíveis. O objetivo é implantar planos e desenvolver estratégias conjuntas para fortalecer ainda mais esse setor”, explicou Luc.

O gerente regional do oeste Udo Martin Trennepohl comentou que Chapecó aderiu ao Programa em 2017 e muitas verticais como desburocratização e compras públicas foram trabalhadas. “Vamos contribuir com o desenvolvimento do turismo, consolidando as iniciativas que o município já vem trabalhando com a Epagri e a

Secretaria da Agricultura. Chapecó tem rotas de visita pioneiras, que agregam muito para a visibilidade e economia local”, frisou Trennepohl.

Para o Secretário de Governo e Inovação  Thiago Felipe Etges, a partir da determinação do prefeito para retomar a parceria com o Sebrae/SC, “focamos em pontos estratégicos, aprimoramento de rotas turísticas e as ações do simplifica, empreendedorismo feminino projeto com grande possibilidade de desenvolvimento criar um ambiente para startups elaborarem ferramentas para auxiliar em demandas que a prefeitura tem, que são demandas mais tecnológicas”, frisou Etges.

O prefeito de Chapecó João Rodrigues pretende fortalecer as rotas turísticas: “Temos a rota Desbrave Chapecó, que tem uma gastronomia muito rica e vem atraindo um bom público, mas queremos desenvolver outras rotas, como o potencial turístico do Goio-Ên, que tem uma natureza exuberante. Vamos agregar à visitação com a construção do Autódromo Internacional e também podemos interligar com atrações da região, como Nonoai-RS, Ametista do Sul-RS, São Carlos e Itá. Quando alguém visitar a cidade, tem que saber o a região oferece”, pontuou Rodrigues.

AÇÕES

Entre 2023 e 2024 serão desenvolvidas verticais estratégicas definidas pelo Poder Público, o Simplifica Chapecó, que oferecerá consultorias gratuitas aos empreendedores da cidade, através de agendamento. O Contrato Público para Solução Inovadora vai auxiliará a equipe do município a contratar as demandas públicas que exigem soluções inovadoras com emprego de tecnologia e promover a inovação no setor produtivo por meio do uso do poder de compras do Estado. O Programa de Modernização Administrativa realizará o mapeamento, seleção, encaminhamento e aceleração de startups para atendimento das demandas identificadas na administração municipal.

No Turismo e Gastronomia será realizado um festival gastronômico, trabalhados os roteiros turísticos urbanos e agroturísticos. Voltado as mulheres, o programa Sebrae Delas fornecerá apoio ao empreendedorismo feminino e as mulheres empreendedoras.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC nag e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Foto 18 –  Entre 2023 e 2024 serão desenvolvidas verticais estratégicas definidas pelo Poder Público, o Simplifica Chapecó, que oferecerá consultorias gratuitas aos empreendedores da cidade, através de agendamento.

Foto 19 – A parceria entre o Sebrae e a Prefeitura deve ampliar as estratégias de desenvolvimento do turismo na região.

Foto 20 – A Administração Municipal de Chapecó renovou nesta semana a parceria com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora.

 

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP

Professores e estudantes da Unoesc Joaçaba realizam intercâmbio nos Estados Unidos Anterior

Professores e estudantes da Unoesc Joaçaba realizam intercâmbio nos Estados Unidos

Planejamento do Ecossistema de inovação é entregue em São Miguel do Oeste Próximo

Planejamento do Ecossistema de inovação é entregue em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário