logo RCN

SDS entrega levantamento Aerofotogramétrico aos municípios da Amauc

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS)



A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) realizou nesta quinta-feira, 08, na Câmara de Vereadores de Concórdia (CVC), a entrega dos dados geoespaciais que foram obtidos por meio do Levantamento Aerofotogramétrico, para os prefeitos dos 16 municípios que integram a Associação do Alto Uruguai Catarinense (Amauc).

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Christiano Lopes, que representou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, cada município que esta recebendo o disco rígido com o Levantamento Aerofotogramétrico, passará a ter as informações geoespaciais atualizadas de seu território, para usos diversos, como planejamento territorial.

O Levantamento Aerofotogramétrico pode ser utilizado no planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

Segundo o engenheiro cartográfico da SDS, Thobias Furlanetti, o material disponibilizado possibilita conhecer de forma detalhada o território do Estado. “Quanto mais se conhece o território, mais eficiente é a decisão tomada pelos gestores e consequentemente, teremos resultamos maximizados”, explica Furlanetti.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Paulo Pastore, destacou a importância dos gestores públicos receberem o material com os dados geoespaciais da SDS. “Percebemos que essa ferramenta auxilia em várias ações, demonstrando que é um mecanismo de extrema relevância para o desenvolvimento equilibrado dos municípios”, comenta Pastore.

Sobre o Levantamento Aerofotogramétrico

O trabalho, que iniciou em 2008 na SDS com o investimento de cerca de R$ 12 milhões, foi intensificado em 2010 a partir da necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985. O projeto mobilizou três aviões ao mesmo tempo entre 2010 e 2012. No sistema aerofotogramétrico, as câmeras são acopladas aos computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave no momento da tomada das aerofotos. As distorções são corrigidas com o processamento das imagens e ortorretificação. Os resultados foram mais de 70 mil aerofotos coloridas e em infravermelho.



BRF abre inscrições para Trainees Anterior

BRF abre inscrições para Trainees

Economia de papel já é realidade no Senado Próximo

Economia de papel já é realidade no Senado

Deixe seu comentário