logo RCN

SDR Joaçaba apoia 8º Fórum do Comitê Rio do Peixe

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio de Peixe

 

Joaçaba (15-8-2013) – O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio de Peixe promoveu, nesta quinta-feira, 15, no Hotel Tirol, em Treze Tílias, a oitava edição do Fórum do Comitê do Rio do Peixe. Com o tema “Captação, armazenamento e utilização da água da chuva”, o evento foi voltado aos integrantes do próprio comitê, gestores públicos, profissionais da área, estudantes e a comunidade em geral.

A programação iniciou no período da manhã com uma palestra sobre técnicas e metodologias de armazenamento da água da chuva, ministrada pelo engenheiro sanitarista Yuri Vieira de Oliveira, da Epagri/Ciram. À tarde, o engenheiro civil Rodrigo Mendes, da Unoesc, relatou um estudo de caso de um sistema de armazenamento e utilização da água da chuva. O evento também teve a apresentação do Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos, que foi desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelos órgãos de gestão de recursos hídricos com o objetivo de conhecer o perfil dos usuários de águas superficiais e subterrâneas.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, e o gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, Israel Casagrande, participaram da solenidade de abertura do fórum. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), as SDRs de Caçador e Videira e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) também foram parceiras da iniciativa.

Saiba mais

A Bacia Hidrográfica Rio do Peixe é de domínio estadual e de elevada importância socioeconômica para Santa Catarina. Ao longo de seus 298 quilômetros de extensão abrange os 27 municípios de abrangência das SDRs Joaçaba, Videira e Caçador.

O Comitê Rio do Peixe tem como atribuições promover a cooperação e conciliação entre os usuários da bacia e o controle, proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos. Também é de sua competência divulgar programas e obras de interesse da coletividade e deliberar sobre a alocação dos recursos hídricos.

 
Anterior

Projeto de lei que institui o conselho LGBT foi encaminhado para Assembleia

8º Jantar da Codorna marcou os 18 anos de fundação da ACIRP Próximo

8º Jantar da Codorna marcou os 18 anos de fundação da ACIRP

Deixe seu comentário