Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
SAÚDE INICIA SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM PIRATUBA
Meta de imunização do público-alvo da campanha no município deve ser alcançada com 100% de cobertura vacinal.
Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing
A secretaria da Saúde de Piratuba, iniciou nesta segunda-feira (22) a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, do Ministério da saúde. A primeira fase teve como público-alvo crianças e gestantes, que ainda podem procurar o setor para se vacinar.
A partir desta segunda podem se vacinar: trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, além da população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
Em Piratuba, a meta é imunizar 1600 pessoas até o dia 31 de maio, quando a campanha será encerrada.
Dona Venni Kray Frühauf, de 70 anos, é aposentada e não perdeu tempo: Aproveito o primeiro dia do atendimento à idosos para garantir a imunização contra a gripe provocada pelo influenza A H1N1.
As vacinas são disponibilizadas gratuitamente na Unidades Básicas de Saúde - (UBS), para o público-alvo. Para receber a vacina, basta o paciente comparecer no setor munido de cartão SUS e carteira de vacinação. Segundo a enfermeira Andressa Heckler, uma vez a pessoa estando na unidade, basta retirar a senha e aguardar atendimento.
De acordo com o Ministério da saúde, a vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que 90% do público alvo da campanha, seja imunizado. Mas em Piratuba, segundo o setor de vacinação, a previsão é que se garanta 100% de cobertura vacinal no período.
Deixe seu comentário