logo RCN

SAE ? Serviço de Apoio ao Estudante

Bolsas de estudo e trabalho voluntário

Neste 1º semestre foram beneficiados com bolsa de estudo de Filantropia, 1226 alunos dos cursos de graduação da UNOESC - Joaçaba. Destes, 112 estão envolvidos em projetos filantrópicos da instituição, projetos estes que visam atender a comunidade carente de Joaçaba e região. Os demais alunos devem envolver-se em outras atividades de forma a realizar seu trabalho voluntário em contra-partida a bolsa de estudo. As opções são as seguintes:

ALIMENTO PELA VIDA ? O aluno que optar por esta atividade deverá doar mensalmente um kit alimentação contendo: 1 litro de leite (embalagem tetra pak), 1 Kg de farinha de trigo, 1 Kg farinha de fubá, 1 Kg de açúcar, 1 lata de óleo, 1 pacote de suco. Estes alimentos serão encaminhados para realização de lanches para as crianças que freqüentam os projetos filantrópicos da UNOESC bem como para entidades e famílias carentes de Joaçaba.

LEITE PELA VIDA ? O acadêmico deverá doar mensalmente uma caixa de leite, contendo 12 litros de leite (em embalagem tetra pak). O leite será doado as creches carentes de Joaçaba e região.

APOIO ÀS ENTIDADES ASSISTENCIAIS ? O bolsista que decidir realizar esta atividade terá que prestar 10 hs mensais de trabalho voluntário em Instituição Filantrópica. Deverá preencher em duas vias: ficha de identificação da entidade e carta de encaminhamento (disponíveis no xerox) e em anexo a estes documentos preenchidos, apresentar cópia do comprovante de registro da Instituição no Conselho Municipal de Assistência Social e entregar estes documentos no SAE. Também terá que apresentar mensalmente, relatório de atividades e folha ponto devidamente carimbados e assinados pelo presidente da Instituição.

 

           

DENÚNCIAS DE BOLSA DE ESTUDO

 

Sabe-se que muitos alunos ficaram na lista de excedentes, bem como, da grande dificuldade financeira que muitos de nossos alunos enfrentam e em função disso, desistem de seu curso por não serem contemplados com bolsa de estudo. Muitos alunos, por vezes acreditam que o processo seja injusto. Porém, o SAE junto a comissão de análise e seleção, procura fazer um processo seletivo sério e justo. Acreditamos que isso aconteça por omissão de dados de alguns acadêmicos, o que acaba por prejudicar nosso trabalho e a continuidade dos estudos de muitos. O SAE confia nos documentos que os alunos trazem e podemos ser enganados sem ter conhecimento disso. Para isso, pedimos e contamos com o auxílio de todos os alunos, beneficiados ou não, com bolsa de estudo, para que informem ao SAE qualquer fato ou denúncia a respeito das bolsas de estudo. Não seja conivente com omissões e fraudes, DENUNCIE, pois, os acadêmicos, ao omitir informações estão sendo injustos e enganando todos os alunos que necessitam de Bolsa de Estudo. A UNOESC, as Comissões de Análise de Bolsas de Estudo e o SAE, buscam realizar um processo pautado na justiça, com o objetivo de auxiliar todos os alunos que realmente necessitam deste auxílio. Contamos com a colaboração de todos. Façam sua denúncia na página do SAE, na caixa de sugestões ou por telefone. A denúncia é anônima.

 

Projeto esportivo atende crianças da rede pública

(com foto)

 

       Dando continuidade ao Projeto Saúde 10 que atende cerca de 800 crianças, a UNOESC JOAÇABA, em parceria com a Unimed, Prefeitura Municipal de Joaçaba e Supermercado Colméia, lançou nesta terça-feira, dia 04, o Projeto Tênis - Saúde10. Serão atendidos, inicialmente, 100 alunos, entre sete e doze anos, todos da Escola Roberto Trompowski.

       O Projeto Saúde 10 começou no ano passado com o objetivo de possibilitar a prática esportiva às crianças da rede pública de ensino de Joaçaba e Herval d?Oeste. Durante os treinos, os alunos recebem alimentação e transporte gratuito.

       O prof. Edmar de Oliveira Pinto, coordenador do projeto, destaca a importância de uma atividade física no dia a dia destas crianças. ?A idéia é de que esses alunos participem de uma atividade física, seja ela qual for?. O tênis será apenas uma ferramenta, pois as crianças ainda irão participar de palestras de acompanhamento com psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais ligados à saúde. Os treinos acontecem uma vez por semana.

       ?Incentivar a prática e facilitar o acesso dos alunos de escolas públicas ao tênis, revelando, quem sabe, novos atletas, são os principais objetivos desse projeto?, afirma o Presidente da Unimed em Joaçaba, Dr. Walter Rothbarth.

       Os alunos estavam empolgados com a possibilidade de aprender o esporte que revelou ao mundo o manezinho Guga. Adriane Lopes Rodrigues, de 9 anos, não escondia a satisfação. ?O tênis é um esporte diferente e o Guga influenciou um pouco a minha participação?.

 

 

Cimadon quer que Universidade trabalhe mais em favor do Oeste

Em seu discurso de posse, o novo reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, destacou que a Universidade está inserida em uma vasta região do Estado que compreende 118 municípios, numa área de 27.255km, representando ¼ do território catarinense, com 1.116.776 pessoas, segundo o censo de 2000, o que corresponde a 20,84% da população de Santa Catarina. ?É a região altamente focada para o agrobsusiness. Produz-se alta tecnologia em metal mecânica e, na área de alimentos, em  vários setores, é destaque. Joaçaba desponta entre as 10 cidades com melhor qualidade de Vida do País e que, juntamente com Videira e Concórdia, detêm renda per capita muito superior à média Catarinense. Desponta o turismo, com grandes perspectivas. Vislumbra-se o aumento da produção de energia elétrica e somos fronteira com a Argentina e Paraguai. Todavia,  apesar desta aparente pujança, o Oeste é uma região economicamente depressiva. Somos a segunda região mais pobre do Estado?. Nesse contexto, segundo Cimadon, a missão da UNOESC é o comprometimento com o desenvolvimento regional. ?Nosso desejo é que a UNOESC se envolva, juntamente com as Secretarias de Desenvolvimento Regional, com os municípios, com a imprensa, com todos os segmentos comunitários para que, juntos, possamos atuar no sentido de promover melhor qualidade de vida e possamos fazer do Oeste um lugar ótimo para se viver?, finalizou o novo reitor.

Anterior

Balneário Camboriú sedia 1º Congresso de Oficiais

Próximo

Título de Cidadão Honorário de Ouro

Deixe seu comentário