logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Revista Roteiro, do Programa de Pós-graduação em Educação, é classificada com Qualis A1

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc tem mais um motivo para comemorar. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a classificação de periódicos da área da Educação, referente ao quadriênio 2021-2024, e a Revista Roteiro foi atribuída aos periódicos em Educação considerados de excelência no Brasil.

Ao classificar os periódicos em extratos, a CAPES busca assegurar padrões de excelência científica, visibilidade nacional e internacional e circulação qualificada do conhecimento produzido no âmbito da pós-graduação brasileira. Entre os principais critérios utilizados pela CAPES para atribuição do Qualis aos periódicos científicos destacam-se: indexação em bases nacionais e internacionais reconhecidas; indicadores bibliométricos de impacto; regularidade e estabilidade editorial; existência de processo transparente de avaliação por pares; grau de internacionalização de autores, editores e pareceristas; adoção de boas práticas editoriais e ética em pesquisa; e relevância científica para a área de avaliação na qual o periódico está classificado.

Ao ser classificada no extrato A1, a Revista Roteiro integra o conjunto de veículos considerados de mais alta qualidade científica no contexto da produção editorial avaliada, refletindo critérios como rigor metodológico, revisão por pares, internacionalização e impacto acadêmico.

— Para a revista, essa conquista consolida sua posição como veículo de referência na área da Educação, ampliando sua visibilidade acadêmica e potencial de atração de submissões nacionais e internacionais de alto padrão, bem como maior circulação de artigos publicados. Além disso, a classificação contribui estrategicamente para o desempenho do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc no processo avaliativo da CAPES, bem como na formação de pesquisadores e no posicionamento científico da Unoesc — comentou a professora Marilda Pasqual Schneider que, juntamente com os professores Camila Rostirola e Márcio Giusti Trevisol, atua na edição da revista.

O coordenador da Editora Unoesc, Tiago de Matia, editora responsável pela publicação da revista, parabenizou os editores, organizadores e todos que contribuem com a elaboração do periódico.

— Esse reconhecimento editorial fortalece a imagem institucional da Universidade no cenário acadêmico nacional e internacional, destacando-a como ambiente propício à geração e disseminação de conhecimento científico de excelência. Estamos felizes por contribuir com a publicação deste periódico tão relevante — afirmou Tiago.

Saiba mais

A Revista Roteiro foi criada em março de 1978. A partir de 2008, foi vinculada ao PPGEd da Unoesc, assumindo foco na área educacional, especialmente em políticas e processos educativos. Em 2010, iniciou a editoração pelo Sistema Eletrônico de Captação de Revistas (SEER), o que ampliou o acesso e agilizou o fluxo editorial, culminando, em 2013, na publicação exclusivamente on-line e em acesso aberto. Desde 2020, a Roteiro adota o modelo de publicação contínua por meio do Open Journal System (OJS), consolidando-se como periódico científico alinhado aos debates acadêmicos nacionais e internacionais.

Assessoria de Imprensa Institucional Unoesc 


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Cirurgia robótica complexa com participação de referência nacional é realizada no Hospital Unimed Chapecó Anterior

Cirurgia robótica complexa com participação de referência nacional é realizada no Hospital Unimed Chapecó

Fort Atacadista promove Carnaval Solidário e doa 100% dos recursos arrecadados com ingressos e bebidas nos desfiles das Escolas de Samba Próximo

Fort Atacadista promove Carnaval Solidário e doa 100% dos recursos arrecadados com ingressos e bebidas nos desfiles das Escolas de Samba

Deixe seu comentário