Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Repassando
VEM AI O NOVO FRIGORÍFICO DA PERDIGÃO EM SANTA CATARINA
A empresa Perdigão para atender o crescimento das exportações, principalmente União Européia, Rússia e Ásia. Construirá pelo menos mais dois novos frigoríficos em 2.008. Um será no estado de Santa Catarina e outro em Pernambuco. Várias cidades desses estados candidataram-se para ser a sede da nova planta. Em Pernambuco o candidato mais forte é o município de Bom Conselho, em SC a situação é diferente, muitos municípios tem chances de levar o frigorífico, as cidades de Curitibanos, Fraiburgo, Campos Novos, Braço do Norte e Lages estão na guerra. Também segundo informações extra oficiais, um município do planalto norte de SC estaria com negociações bastante adiantadas junto a diretoria da Perdigão para sediar o empreendimento.
A Perdigão em números:
- A empresa Fatura R$ 8,2 bilhões
- Tem 50 mil funcionários
- Tem 32 unidades de produção
- Abate 703 milhões de frangos por ano
- Capta 910 milhões de litros por ano de leite
- Abate 5,3 mil suínos e bovinos por dia
A cada segundo a empresa abate 22 frangos, 13 mil unidade por minuto, 85,6 mil por hora ou 703 milhões de aves no ano.
Todos os dias ela capta quase 3 milhões de litros de leite. Por ano são 910 milhões de litros, em uma operação que envolve mais de 35 mil pecuaristas
Na suinocultura abate chega a 2,3 mil cabeças por dia, estão integrados a empresa mais de 15 mil produtores rurais. Na pecuária o abate é de 3 mil bois por dia.
Para dar conta da alimentação de um rebanho tão grande, ela compra 5 milhões de toneladas de grãos o que representa 21,2 % da safra do Mato Grosso ou 3% da produção brasileira.
O atual frigorífico da Perdigão na cidade de Videira vem trabalhando com sua capacidade máxima (principalmente setor de suínos, SC foi declarada área livre de febre aftosa ) e as exportações de frangos para a União Européia , ainda tem como dificuldades a falta de mão-de-obra e área não disponível para ampliação.
A Perdigão depois de criar recentemente grandes pólos agroindustriais em Goiás, especialmente nas cidades de Rio Verde e Mineiros, em 2.008 devera construir uma nova unidade
Fraiburgo, Campos Novos, Lages, Curitibanos e Braço do Norte são as cidades que mais estão trabalhando pra conquistar a diretória da Perdigão, ainda outras cidades localizadas na região do planalto norte de SC tem boas possibilidades de levar o investimento.
A cidade de Fraiburgo comprou esse grande projeto, toda a população, CDL, sindicatos, associações e principalmente a imprensa local com seus jornais, revistas e rádio, estão motivando, incentivando a cidade a brigar pela vinda dessa grande empresa.
A imprensa de Fraiburgo vem divulgando as potencialidades e vantagens da cidade, fazendo matéria positivas e otimistas, com isso aumentou também a auto-estima da população que acredita e luta pra ter a Perdigão em Fraiburgo.
O prefeito Nilmar Pinz e seus secretários realizaram reunião com a diretória da Perdigão, ofereceram vários incentivos. A reunião deixou toda a administração municipal muito otimista. "Queremos que a Perdigão seja um realidade em Fraiburgo, agroindústria gera empregos e renda no campo e cidade".
Citamos como exemplo a Aurora em Canoinhas, que muitos não acreditavam que seria instalada naquela cidade, para a surpresa dos pessimistas a Aurora anunciou dois novos frigoríficos ao invés de um. A população, prefeito, políticos e principalmente a imprensa local tiveram um papel fundamental na escolha da Aurora por Canoinhas. Foram várias matérias divulgadas na imprensa de SC, exaltando, mostrando as riquezas e qualidades de Canoinhas.
O novo Frigorífico da Sadia em SC, previsto inicialmente pra a cidade de Itaiópolis ou Curitibanos, para muitas pessoas negativas, que atrapalham o nosso desenvolvimento era somente boatos, especulação. No entanto ainda nesse mês a Sadia deverá anunciar a sede do novo frigorífico
SC não pode perder essa grande oportunidade de alavanca o seu desenvolvimento, um novo frigorífico gera 5.000 empregos diretos, 1.500 granjas e um movimento econômico superior a R$ 1,5 bilhões.Meche com toda a economia da cidade, mais caminhões, mais cereais, mais oficina, mais lojas, etc. Os municípios que possuem frigoríficos são os mais desenvolvidos, como exemplo temos; Chapecó, Concórdia e Videira. Sabemos que à hora é agora, o momento é esse, ou ela constrói em nosso estado ou então em outro estado. Daí vamos ter que esperar mais 40 ou 50 anos por mais uma boa faze para a agroindústria, que permitira novamente sua expansão. Municípios como Abelardo luz ( Avepar ), Itaiópolis ( Avita ), Canoinhas ( Aurora ) e Mafra (sadia), souberam aproveitar esse bom momento.
Fonte: A.T.
AGUINALDO
Endereço(s) de email(s):
dilma.315@terra.com.br
Deixe seu comentário