Projeto Social da Coperio será apresentado na Petrobrás e Acafe
Projetos Selecionados da Petrobrás
Implantado há mais de um ano, o projeto será apresentado na Oficina de Projetos Selecionados da Petrobrás que Obtiveram Resultados. Uma das idealizadoras do projeto, a Assessora Social Leila Estrowispi estará no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 13 de agosto para fazer a apresentação do projeto, seus avanços, benefícios e resultados concretos.
Em 2006, o projeto previamente elaborado pela Assessoria Social da Coperio foi readaptado em parceria com colegas de um curso de Pós-Graduação em Gestão de Sociedades Cooperativas. Entre eles, o colega da Coperio José Ricardo Iagher ? auxiliar contábil. O projeto foi apresentado a Petrobrás e selecionado para receber recursos. O primeiro passo foi garantir uma capacitação para mulheres agricultoras. Os cursos apenas aperfeiçoaram o dom que a maioria já possui para produzir artesanatos como bordados, pinturas em tecido e madeira, biscuis e vidros decorados.
A Coperio procurou resolver uma grande dificuldade para estas mulheres que era comercializar os produtos. A segunda etapa do Mãos, Mulheres e Arte foi implantar espaços específicos junto a rede de Lojas Agropecuárias da Coperio onde os produtos ficam expostos e, são comercializados. A iniciativa envolve neste primeiro momento cerca de 50 mulheres que já estão obtendo uma renda extra com a venda do artesanato.
?Facilitar a comercialização destes produtos era um de nossos principais objetivos. Hoje, uma peça feita em Ibicaré no Oeste, por exemplo, pode ser posta a venda em uma Loja da região Norte de SC. Isso facilita a venda e torna os produtos ainda mais conhecidos?, justifica Leila.
Acafe: O Mãos, Mulheres e Arte também foi selecionado para ser apresentado no I Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe. O evento vai acontecer entre os dias 3 e 5 de agosto em Joinville. Já no dia 20 de agosto, a coordenação do Mãos, Mulheres e Arte tem um encontro programado com as mulheres agricultoras na Coperio para avaliar o andamento do projeto.
Deixe seu comentário