logo RCN

Projeto Contabilidade para Acadêmicos aproxima estudantes do mercado de trabalho

  • - ? Guilherme Matheus Signori abordou a parte fiscal e tributária da contabilidade

Iniciativa é desenvolvida pelo Sindicont Chapecó em parceria com a Uceff Faculdades e a Questor Sistemas

            Apresentar na prática as rotinas nas empresas de contabilidade, proporcionando conhecimentos básicos e essenciais nas áreas contábil, fiscal, departamento societário e de recursos humanos. Esse é o objetivo do projeto Contabilidade para Acadêmicos, promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), em parceria com a Uceff Faculdades e a Questor Sistemas.

            O primeiro dos três encontros do projeto ocorreu nesse fim de semana e abordou a parte fiscal e tributária da contabilidade, com conteúdo teórico e prático. O instrutor foi o contador e 2º diretor Financeiro do Sindicont, Guilherme Matheus Signore. "A intenção foi repassar a parte prática sobre como funciona o departamento tributário. Falamos de regimes tributários e a importância desse setor na apuração de tributos, visto que eles têm uma grande relevância no preço final dos produtos", frisou Signore acrescentado que outros temas explanados foram escrituração de documentos e cumprimento das obrigações acessórias.

            De acordo com o presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, o objetivo do projeto é contribuir com a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. "Os acadêmicos que estão participando ingressarão no mercado de trabalho com mais tranquilidade e segurança, pois terão mais facilidade para atuar com um dos sistemas usados pelos escritórios e empresas, além de todo o conhecimento teórico levado pelo programa".

A área de atuação do contador é bastante ampla e atrativa. Os contadores podem atuar nos setores de auditoria, perícia, assessorias, consultorias, no ensino e em diversas atividades empresariais como análise de custos, formação do preço de venda, controle financeiro, planejamento tributário, orçamentos e controles internos. "Além de atuar como colaboradores, os estudantes podem se tornar empreendedores, mas para ter um futuro promissor é preciso estarem qualificados. Os contadores nunca devem parar de estudar", complementou o presidente.

Para a diretora de Ensino da Uceff Chapecó, Silviane Lawall Soares, o programa é importante para os estudantes, pois oportuniza uma visão sistêmica da profissão. "Contribui tanto para a vida acadêmica, quanto para o mercado de trabalho. É fundamental essa visão do Sindicont e da Questor em olhar para os alunos, colaborando na preparação para a inserção deles no mundo do trabalho e dando uma noção mais profunda, com análise e interpretação das rotinas das empresas de contabilidade. Para a Uceff, a parceria é importante para aproximar a instituição das empresas e dos escritórios de contabilidade".

Participam do projeto estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Uceff Faculdades. Os próximos encontros serão nos dias 31 de maio e 1º de junho e 07 e 08 de junho, das 19h às 22h30 nas sextas-feiras e das 08h às 11h30 nos sábados. Os instrutores das próximas etapas serão os integrantes da diretoria do Sindicont Alcindo Oliveira Lopes, Airton Celuppi, Everton Alberto Bortolotto e a equipe da Questor.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Município de Riqueza renova convênio do Programa de Consultoria Municipal Anterior

Município de Riqueza renova convênio do Programa de Consultoria Municipal

Semana do Microempreendedor Individual obteve resultados expressivos em Itapiranga Próximo

Semana do Microempreendedor Individual obteve resultados expressivos em Itapiranga

Deixe seu comentário