logo RCN

Projeto 'Conhecer para se Proteger' inicia atividades no Extremo-Oeste

    Mais uma vez a união de esforços do Poder Judiciário de Santa Catarina, Polícia Civil e Secretaria Estadual de Educação resulta em ações exitosas. Entre os dias 19 e 23, escolas estaduais do Extremo-Oeste receberam as primeiras atividades do projeto "Conhecer para se Proteger". Nesses cinco dias, mais de mil alunos do 8º ano e Ensino Médio conheceram detalhes da internet que ainda não sabem, mesmo com a destreza e contato direto e constante com a tecnologia. De um jeito que os jovens entendessem, um agente da Polícia Civil orientou sobre como se proteger dos crimes cibernéticos.

    Ciberbullying, sexting e stalking são palavras novas ao vocabulário de alguns, mas estão no dia a dia da internet, principalmente através do celular. São crimes, assim como pornografia infantil e assédio sexual que também podem ser cometidos por meio de redes sociais, sites e aplicativos.

    "Durante nossa conversa, eles entendem os perigos aos quais estão expostos e como atuam os predadores de internet. Mostramos casos reais, ocorridos em Santa Catarina. Dessa forma aprendem a identificar um possível crime e denunciar, além de aprenderem a se proteger através de uma navegação mais segura e não se tornarem vítimas", ressalta o agente Ivan Castilho.

    Estudos mostram que, a partir de bullyng, ameaças ou exposições sofridas pela internet, jovens chegam a tirar a própria vida. "A internet é uma ótima ferramenta para pesquisas e busca de conhecimento. Não podemos mais evitar o contato desses adolescentes com o mundo cibernético. Então precisamos orientar para o melhor e adequado uso", enfatiza Castilho.

    ?Neste primeiro momento foram atendidas 13 escolas de Paraíso, São Miguel do Oeste, Descanso, Barra Bonita, Belmonte e Guaraciaba. Policiais civis da região darão sequência atendendo outras instituições de ensino. A intenção é capacitar professores, pais e comunidade para que juntos tornem-se uma rede de proteção aos jovens. O projeto deve ser expandido a outras comarcas do estado.?

 

 

Elizandra Gomes

Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó

Integração entre Clubes de Mães é realizada em Ipira Anterior

Integração entre Clubes de Mães é realizada em Ipira

Presidente do TJ acena com melhorias a curto e médio prazo no Fórum de Herval D'Oeste Próximo

Presidente do TJ acena com melhorias a curto e médio prazo no Fórum de Herval D'Oeste

Deixe seu comentário