Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Programas de formação profissional rural do país
Os maiores e mais exitosos programas de formação profissional rural do país
? De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural ? serão reeditados neste ano pela Coopercentral Aurora em parceria com Sebrae, Senar, Sescoop e cooperativas agropecuárias filiadas, mediante investimentos da ordem de R$ 1 milhão e 100 mil reais. Serão beneficiados 4.700 produtores rurais do extremo-oeste, oeste, meio- oeste, Planalto Norte e Planalto Serrano de Santa Catarina.
O presidente da Aurora, Mário Lanznaster e o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, explicam que o plano estabelece o treinamento e qualificação de 54 grupos (que representam 972 famílias, 1.944 pessoas) do programa De Olho na Qualidade Rural, cujo foco é a organização da propriedade, e de 18 grupos (324 famílias, 648 pessoas) do programa de Qualidade Total Rural, que prioriza o gerenciamento da propriedade e a solução de problemas.
A programação instrucional prevê a realização de 19 seminários da qualidade com aproximadamente 100 pessoas por evento, perfazendo um total de 1.900 participantes; 10 grupos do De Olho em granjas matrizes de aves e suínos com aproximadamente 20 participantes cada, atendendo em torno de 200 pessoas; além de um treinamento para técnicos das cooperativas singulares auxiliarem no acompanhamento dos grupos. Todas essas atividades totalizarão 10.826 horas de capacitação.
As famílias beneficiadas são, em sua maioria, produtores de suínos, aves, grãos e leite filiadas às cooperativas singulares Cooperalfa, Cooper A1, Cooperitaipu, Cooperauriverde, Copérdia, Caslo, Coperio, Coopervil e Copercampos.
O coordenador de treinamento da Coopercentral Aurora, Joel Pinto, realça que o sistema cooperativo priorizou preparar estes produtores para que se tornem empresários rurais e possam conduzir com maior eficiência suas atividades agrícolas e pecuárias. ?Para isso é preciso trabalhar o lado comportamental das pessoas, transformando esse produtor em empresário, com conhecimento e capacidade de pensar a sua propriedade, resolver problemas e gerenciar seu capital humano?, expõe.
Esse trabalho preparará o produtor para a próxima etapa que consiste na implantação do avançado sistema de rastreabilidade para as cadeias produtivas do leite, da avicultura e da suinocultura, envolvendo a Coopercentral Aurora, as 17 cooperativas agropecuárias filiadas e seus 77.500 produtores rurais cooperados. Essa experiência em rastreabilidade será uma das primeiras e mais complexas do país e permitirá detectar, registrar e rastrear um insumo ou produto desde a origem (na granja) até o destino final (na mesa do consumidor).
Uma das inovações de 2008 será a instituição de um prêmio para as melhores propriedades de cada cooperativa e para as melhores do sistema cooperativo, antecipa o coordenador de treinamento, Joel Pinto.
BALANÇO
O desempenho dos dois programas, em 2007, foi amplamente vitorioso: 773 propriedades participaram no De Olho na Qualidade Rural, com 17 propriedades a mais que o previsto, enquanto 434 famílias participaram do QT Rural, com duas além do previsto. São 2.414 novos empresários rurais que, agora, contam com ferramentas que possibilitam avaliar com maior profundidade suas atividades e tomar decisões mais acertadas.
Após o curso, os participantes identificaram onde se localizavam seus problemas e puderam tomar as decisões adequadas, aumentando o resultado positivo das propriedades. ?Fica a certeza de que devemos continuar nossa caminhada rumo a profissionalização destes produtores, porque muito mais do que renegociar dívidas é preciso orientá-los em como melhor gerenciar seu negócio, para com isso preparar este novo profissional do campo?, encerra Joel Pinto.
Em 2008, os cursos serão ministrados por um grupo de profissionais altamente qualificados, formado pelos engenheiros agrônomos Leomar Fachinetto, Marcos Fachinetto, Karla Szymanski, Evandro Berto, Eneo Webber, Maurício Webber, Ivan Brustolin; pelos administradores Nedir Alixandre, Amarildo Minella, Carlos Gadonski, Rosane H. de Souza, João Batista Schneider, Pedro Della Flora, Milton Tórtora, Waldemar Konkol, Ivânia Begnini Zingler e Ervino Augusto Voigt; e pelo técnico agropecuário Ricardo José Lara.
Propriedades rurais modelo
Deixe seu comentário