Programa Empreendedorismo do Jovem Rural
Programa Empreendedorismo do Jovem Rural é implantado em Zortéa
Zortéa - Uma parceria entre a Epagri, Instituto Souza Cruz e a Prefeitura de Zortéa está possibilitando que os jovens do interior tenham um maior aperfeiçoamento nas técnicas e no gerenciamento da propriedade. O projeto, denominado Emprendedorismo do Jovem Rural, vai oportunizar que os filhos de proprietários rurais façam um curso junto à Epagri de Campos Novos. No total 1.056 horas/aulas serão ministradas durante os dois anos do curso, que tem como principal objetivo, evitar o êxodo rural e ensinar como incrementar os lucros e a produção.
Segundo o extensionista da Epagri, Mauro Ros, esse programa vai incentivar os jovens que possuem interesse em continuar com na vida rural. ?Vamos dar um treinamento completo, com aulas práticas e teóricas, além disso, vamos acompanhar a implantação do que está sendo visto em sala de aula na propriedade do aluno?, comenta. Algumas disciplinas que serão estudadas pelos 35 jovens selecionados serão: desenvolvimento sustentável, incremento de renda, cidadania, ética, saúde, meio ambiente e técnicas agrícolas.
Além de Zortéa, mais 11 municípios foram convidados a participarem do projeto. Para realizar a inscrição, o jovem deve ter idade entre 16 a 22 anos e estar estudando, ou completado o segundo grau. As aulas serão em sistema de internato durante sete dias por mês e os inscritos não terão custo algum.
O jovem Ricardo Cordeiro, de 20 anos, participou da reunião de lançamento do programa em Zortéa e ficou impressionado com a dimensão dos estudos. ?Pretendo entrar nesse programa, pois vejo que é uma forma de aumentar a renda da propriedade e garantir mais qualidade de vida para minha família?. Ele, que junto com seu pai produz gado, suíno e milho, já pensou em desistir da vida no campo e achar emprego na cidade. ?Agora estou com uma visão melhor das coisas e vou ficar no campo, ao menos por enquanto?, explica.
O prefeito municipal, Remilton Andreoni, enfatizou sobre a importância do projeto, que vai auxiliar muitas famílias do município. ?Esperamos que os jovens tomem consciência da problemática do meio rural e colaborem para que essa crise passe. Abandonar as terras e procurar emprego na cidade não resolve. Temos que auxiliar na redução do êxodo rural e esse programa vai colaborar para que isso aconteça?.
Momento da reunião
Ricardo Cordeiro
Deixe seu comentário