Programa de Inclusão Digital Beija-Flor
Em Capinzal Barro Preto é contemplado
O Programa de Inclusão Digital Beija-Flor coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através de parceria com o Banco do Brasil S.A., Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Educação de Desenvolvimento Regional, Prefeituras Municipais, Epagri e Cidasc, vem promovendo ações de inclusão social e digital a uma parcela significativa da população de Santa Catarina. O público para atendimento prioritário nas unidades do Programa de Inclusão Digital Beija-Flor consiste em todas as pessoas, principalmente jovens, que, sem acesso aos recursos da informática disponíveis nos centros urbanos, encontram pouca motivação para permanecer no campo e nas comunidades pesqueiras.
É pioneiro o Programa Beija-Flor ao proporcionar acesso livre e gratuito aos recursos da informática para quem vive nas áreas rurais e pesqueiras do Estado. Desde o lançamento, no final de 2004, foram implementadas (119) unidades de Inclusão Digital.
Esses espaços são núcleos equipados com computadores e acesso à Internet, instalados em locais de acesso público, como escolas, ginásios de esportes, colônia de pescadores, entre outros, para integração comunitária, aprendizagem, crescimento pessoal e mobilização social.
A instalação do Programa Beija-Flor aqui na escola Ernesto Hachmann beneficia não só seus alunos, professores e equipe gestora com o acesso à Internet, mas também as cinco comunidades que a escola atende: Barro Preto, Barro Branco, Empresa Velha, Linha Gramado, Linha Pellizzaro e Vila União.
Junto com o acesso à informática e à Internet vem a dignidade de ver-se inserido no mundo cada vez mais presente e onipotente em nossas vidas: o mundo globalizado.
Marcaram presença na quarta-feira, 25 de junho, na localidade de Barro Preto: vice-prefeito de Capinzal, Leonir Boaretto; a secretária de Educação ? Cultura E Esportes, Maria Lucinda Corcetti; o secretário Estadual da Agricultura Antônio Ceron (representado por Antônio Marcos Feliciano); secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antonio Lorenzetti; gerente Regional de Educação de Joaçaba, Marizete Freitas Rasmussen (representada pela Seila Eliane Ribeiro); coordenador do Programa de Inclusão Digital Beija-Flor, Antônio Carlos Ruiz; gerente do Banco do Brasil de Capinzal, Guaracy Fanfa; secretária de Educação de Joaçaba, Mirian Dolzan (representada por Magda Harwic); consultora Educacional e coordenadora Pedagógica Regional do Programa Beija-Flor, Clarinda da Luz Durigon; presidente da APP da Escola de Ensino Fundamental Ernesto Hachamnn, Moacir Caetano Zeni; representante da Epagri Vilmar Rech, representantes da comunidades e das demais escolas.
A antena com sinal via satélite é doada pelo Governo Federal, repassada a Secretaria de Estado da Educação, posteriormente encaminhada a Secretaria de Agricultura que aloca o equipamento. Todo o custo de manutenção e transferência da antena fica a cargo do Governo Federal. O projeto inicia de forma padrão, com cinco microcomputadores, conforme a demanda é ampliado para 20 equipamentos. O Besc também está passando a ser parceiro nos investimentos e retornos na sociedade. Dos 293 municípios do Estado, Capinzal foi o 119º contemplado, os demais também terão o benefício.
AGRADECIMENTOS:
A Juçara Surdi Bertola, que teve a iniciativa de mandar o projeto. Foi a que primeiro sonhou e agora vê o sonho dela e de toda a comunidade escolar se tornar realidade.
Jandir Ângelo Coronetti por ter acreditado no sonho e colaborado para a realização.
Em especial à empresa Hachmann S/A que doou toda a instalação da rede elétrica e lógica da sala do Programa Beija-Flor, mas não só por isso. A empresa sempre foi grande parceira da escola, colaborando com equipamentos, maquinários, mão-de-obra, doações anuais de kits escolares em parceria com o Banco do Brasil, fez a doação de uma roçadeira para roçar a grama do pátio da escola. Fez a doação de lonas para proteger os alunos do frio que é bem rigoroso no Barro Preto, ainda fizeram a britagem da estrada de acesso lateral da Escola. Obras essas realizadas durante essa gestão, porém, a filosofia vem de muito tempo, quando o Sr. Hellmuth Hachmann, patriarca da Família ainda convivia na sociedade local. Ele dizia ?se a escola vai bem, a comunidade vai bem?. Que bom seria se todas as escolas tivessem o apoio de uma empresa como a Hachmann.
A empresa Tinsul Tintas também colaborou, doando a tinta e mão-de-obra para a pintura da secretaria e sala dos professores. A Prefeitura de Capinzal por ter acreditado no programa e assinando o convênio, ainda proporcionou um monitor.
Para a Escola Ernesto Hachmann, é motivo de orgulho não dispor de telefone e estar conectado com o mundo através da Internet, sendo um dos maiores avanços da tecnologia.
Deixe seu comentário