Governador anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026 no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho |
Professores da Rede Municipal de Ouro recebem capacitação antes do início do ano letivo
Capacitação
Os professores da Rede Municipal de Ouro retornaram as suas atividades no dia 03 de fevereiro. Juntamente com os professores da Rede Municipal de Ensino de Capinzal, participaram de uma palestra sobre “Qualidade na Educação”, com Pedro Uczai no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.
No dia 04, no período matutino, todos os profissionais da rede de ensino de Ouro participaram no Clube Esportivo Floresta de uma palestra com Claiton Zanella sobre “Relações Interpessoais no Trabalho, Motivação e Auto Estima”. Palestra esta que foi estendida aos outros profissionais da municipalidade.
No período vespertino teve início a capacitação para professores das Séries Iniciais referente ao programa “A União Faz a Vida” no auditório da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra.Formação esta que continuou durante todo o dia 05 e 06 coordenada pelas professoras Diana Serafini e Ana Maria Rizek Boni que fazem parte da assessoria pedagógica do Programa.
O programa “A União faz a vida” teve início em dezembro de 2013, onde foi apresentado à comunidade escolar de Ouro. Como este foi aceito ocorreu a assinatura do termo de Cooperação entre o Gestor do Programa – Cooperativa de Credito SICREDI e a Secretaria da Educação.
O Programa tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. A partir da formação continuada dos professores, estes com a orientação da assessoria pedagógica desenvolverão projetos cooperativos voltados para a comunidade em que vivem.
É importante destacar que o Programa alinha-se à concepção de educação integral que compreende o indivíduo como um ser uno, indivisível, e em constante desenvolvimento, respeitando e conjugando as dimensões cognitivas, afetivas, sociais e corporais dos envolvidos na relação educativa. Efetivar a educação integral requer uma prática pedagógica que compreende o ser humano em sua integralidade, diversidade, universalidade e singularidade. Nessa concepção as experiências pessoais de educadores, crianças, adolescentes e o repertório cultural dos sujeitos envolvidos ocupam lugar de destaque.
Outra questão importante é que a educação não acontece exclusivamente na escola. Essa constatação aproxima o programa do conceito de comunidade de aprendizagem, que pressupõe que todas as pessoas da comunidade participam da educação de crianças e adolescentes, e que neste movimento também aprendem. Portanto, todos são capazes de aprender e de ensinar.
Já para os professores e auxiliares de creche e Educação Infantil no dia05 aconteceu uma capacitação como o psicólogo Alex Amaral especialista em Musicoterapia no Centro de Educação Infantil Raio de Sol. O psicólogo Alex abordou os temas Auto Estima e Qualidade de Vida do Educador, Comunicação e Lúdico, Orientação Educacional e seus cuidados. Também no dia 05 no período vespertino na Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra ocorreu uma reunião de formação para os Agentes de Serviços Gerais e Merendeiras com a Nutricionista Rosana Batisteli.
Uma semana de inquietação e perguntas. Uma semana para renovar as ideias dos profissionais da Educação de Ouro, de forma que contribua para o ensino dos nossos alunos.
Deixe seu comentário