logo RCN

Processo seletivo especial

Processo seletivo especial

Estão abertas as inscrições para o

Processo Seletivo Especial da Unoesc.

O campus de Joaçaba oferece dez

cursos de graduação, quatro deles com

 aulas na Extensão de Capinzal:

Administração, Licenciatura em Artes,

Pedagogia Empresarial, Pedagogia ?

Licenciatura em Educação Especial.

O prazo para as inscrições vai até o dia

 21 de julho pelo site www.unoesc.edu.br

e nos Campi e Extensões da Unoesc. O

valor da inscrição é de 20 reais. Os

candidatos deverão fazer uma redação no

dia 24 de julho.

1.       Curso de Administração, na Extensão

de Capinzal,com aulas de 2ª a 6ª feira, das

 19:00h às 22:30 horas;

2.       Curso de Licenciatura em Artes, na Extensão de Capinzal, com aulas aos sábados, das 8:00h às 17:00h e em semanas concentradas nos períodos de recesso escolar;

3.       Curso de Pedagogia Empresarial, na Extensão de Capinzal, com aulas às sextas feiras à noite, das 19:00h às 22:30h e aos sábados das 8:00h às 17:00h;

4.       Curso de Pedagogia - Licenciatura em Educação Especial, na Extensão de Capinzal, com aulas aos sábados das 8:00h às 17:00h e em semanas concentradas nos períodos de recesso escolar;

5.       Curso de Educação Física, no Campus de Joaçaba, com aulas regulares no período noturno;

6.       Curso de Engenharia Elétrica, no Campus de Joaçaba, com aulas no período da manhã;

7.       Curso de História, no Campus de Joaçaba, no Campus de Joaçaba, com aulas aos finais de semana;

8.       Curso de Tecnologia do Empreendimento, no Campus de Joaçaba, com aulas aos finais de semana;

9.       Curso de Tecnologia em Celulose e Papel, no Campus de Joaçaba, com aulas às sextas-feiras, nos períodos da tarde e noite, e aos sábados;

10.    Curso de Tecnologia em Gestão de Agronegócio, na Extensão de Campos Novos, com aulas aos finais de semana;

11.     Curso de Tecnologia em Gestão Pública, no Campus de Joaçaba, com aulas aos finais de semana.

 

Unoesc e Limger assinam contrato para curso de capacitação profissional

(com foto)

 

Joaçaba - Na última quarta-feira, dia 29 de junho, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Limger Serviços Gerais assinaram contrato para o oferecimento do curso de capacitação em Gestão Empresarial. O contrato foi assinado na matriz da Limger, em Joaçaba, e contou com a presença do reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, do vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Luiz Carlos Lückmann, do diretor-presidente da Limger, Tadeu Margarida, professores da universidade e colaboradores da Limger.

O curso é uma proposta inovadora da universidade, que vai capacitar uma turma de funcionários da empresa, usando, também, o sistema de ensino a distância (EAD). De acordo com o coordenador do EPO (Escritório de Práticas Organizacionais), professor Mauro Rocha, o projeto é pioneiro e vai utilizar o sistema de EAD na maior parte do curso. ?Muitas vezes as pessoas deixam de aprimorar os seus conhecimentos por não ter mais disponibilidade de passar 4 ou 5 anos nos bancos escolares, o curso de capacitação vai atender esta demanda das empresas?, afirmou Rocha, que pretende levar o projeto a diante e estendê-lo a outras organizações.

O diretor-presidente da Limger, Tadeu Margarida, reafirmou a preocupação da empresa com a valorização e com o aperfeiçoamento dos funcionários. Margarida aproveitou para garantir a sua vaga no curso. Ele também quer freqüentar as aulas.

O reitor da unoesc, Aristides Cimadon, ressaltou a importância  da formação dos recursos humanos de uma empresa para que ela preste seus serviços com qualidade e concluiu que o estudo é uma ferramenta fundamental para as organizações. ?A Unoesc está assumindo esse compromisso com a Limger, que é uma empresa de referência. Queremos agregar valor à empresa através de nossos professores e do ensino a distância, área em que a universidade começa a entrar agora?. A universidade tem se qualificado, nos últimos anos, e é reconhecida no Estado e fora dele pelos cursos e professores e agora passa a oferecer também, cursos a distância.

O início do curso está previsto para a segunda quinzena do mês de outubro.

 

 

Comitê reivindica gestão integrada da Bacia do Rio do Peixe

 

O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Aristides Cimadon, acompanhado pelo secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio do Peixe, Sady Zago e pela integrante do comitê, professora Elfride Lindner, estiveram em Florianópolis, onde se reuniram com o diretor geral da Fatma (Fundação do Meio Ambiente), Sérgio Grando. O grupo fez um apelo pela gestão integrada da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe.

O objetivo da viagem foi reverter uma portaria, sancionada há cerca de 40 dias pela Fatma, que determinou a divisão da Bacia do Rio do Peixe em duas partes. Uma delas, referente aos municípios de Caçador, Rio das Antas, Macieira e Lebon Régis, é monitorada agora pelo escritório regional da Fatma, localizado no município de Canoinhas.

De acordo com Sady Zago, a região de Caçador, que antes era monitorada pelo escritório de Joaçaba, como acontece com todo o restante da bacia, representa um alto risco de desastres ecológicos, entre eles, vazamento de efluentes de empresas como curtumes e madeireiras, afetando diretamente a todo o Rio do Peixe. ?Se algum problema acontecer na nascente do rio pode levar apenas três horas para chegar até Joaçaba e seis para alcançar o Rio Uruguai. È pouco tempo para que a equipe técnica se desloque de Canoinhas até o local do problema?, afirmou. De acordo com um documento enviado pelo Comitê ao diretor da Fatma, a velocidade das águas do Rio do Peixe, em função da declividade, agrava qualquer acidente ecológico, atingindo em poucas horas as captações de água para abastecimento público. Um desastre ocorrido à meia-noite, já mostra seus reflexos danosos nas primeiras horas da madrugada.

O Comitê do Rio do Peixe defende que a cisão vai desarticular o processo da preservação, conservação e recuperação da qualidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Sady explica que a decisão é inconstitucional e afirma que a própria legislação do estado prevê que as bacias hidrográficas constituem unidades básicas de gestão e, por isso, não podem ser divididas ou separadas. ?É inadmissível que um órgão gestor possa estar cometendo um erro primário dividindo a gestão de uma bacia hidrográfica e contrariando a legislação do estado e do meio-ambiente?.

O Comitê do Rio do Peixe aguarda uma resposta da Fatma, uma vez que o diretor geral da Fundação ficou de rever o caso, e não descarta a possibilidade de ingressar com uma ação no Ministério Público.

 

 

Vestibular para quase 600 candidatos em Joaçaba

 

Domingo, dia 03 de julho, foi dia de testar os conhecimentos para milhares de candidatos a uma vaga nas instituições de ensino superior filiadas ao sistema Acafe. Em todo o Estado, quase 15 mil pessoas prestaram as provas do Vestibular de Inverno 2005.

Em Joaçaba, as provas ocorreram normalmente nas dependências da Unoesc. De acordo com a responsável pelo concurso na cidade, Nerly Pedroso Assad, quase 600 candidatos participaram do vestibular.

O campus colocou à disposição dos pais e acompanhantes dos vestibulandos um local especial com poltronas, almofadas, televisor, computadores com acesso à Internet e material de divulgação do campus com informações sobre os cursos e as principais notícias da universidade. Localizado no hall de entrada do Auditório Afonso Dresch, o local ofereceu um pouco de conforto para quem esperava o fim da prova. Para acalmar os ânimos e tornar a espera um pouco mais agradável, havia café, chimarrão e bolachas para um lanche rápido.

Os pais tiveram a oportunidade de tirar uma série de dúvidas e conhecer um pouco dos serviços que são oferecidos aos acadêmicos da Unoesc. A psicóloga da universidade, Taiza Cordazzo, prestou informações sobre os principais serviços oferecidos pelo Sae (Serviço de Apoio ao Estudante) como auxílio moradia, bolsa de empregos e bolsa de estudos.

O curso de Medicina da Unoesc foi o terceiro mais concorrido de Santa Catarina, com índice de 14,56 candidatos por vaga. Muitos candidatos vieram de outros estados tentar a sorte por aqui. A lista com o nome dos aprovados deve ser divulgada até o dia 15 de julho.

 

 
I Festa Julina da UNITI
(com foto)
 
Cerca de 650 pessoas participaram no último sábado (2) da primeira festa julina do programa Universidade da Terceira Idade (UNITI) da Unoesc Campus de Joaçaba.
A festa reuniu grupos da terceira idade das cidades de Joaçaba, Capinzal, Herval D´oeste, Lacerdópolis, Luzerna e Zortéa, numa tarde repleta de atividades características das festas de São João, como a dança da quadrilha e  a degustação de pratos típicos, como a pipoca e o pinhão.
Um dos pontos altos do evento foi a escolha do casal melhor caracterizado de sinhô e sinhá, concurso que contou com a participação de 18 casais, sendo que todos eles receberam presentes pela participação.
Depois do desfile e da apresentação da quadrilha, os participantes brincaram e dançaram num matinezão animado pela banda Nova Dimensão.
 

 

 

Anterior

Câmara municipal de vereadores de Capinzal-SC

Próximo

Encontro de amigos

Deixe seu comentário