Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Pró-Reitor da Unoesc participa de workshop internacional e reunião em Brasília
-
Vinícius Tristão - CCS/CAPES) - Professor Fábio Lazzarotti participando da reunião do Foprop
O evento contou com a participação de dois especialistas sobre o tema vindos da City University of New York (CUNY), a maior universidade urbana dos EUA
O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, Professor Fábio Lazzarotti esteve no dia 22 de fevereiro, representando a Unoesc no workshop internacional "Traçando o Curso para a Excelência: Aplicando o Planejamento Estratégico para Compreender os Desafios do Século 21 - Uma Perspectiva Norte-Americana" realizado em Brasília. O evento foi promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O workshop teve a participação do professor James B. Miliken e do professor Chase F. Robison, dois especialistas sobre o tema, vindos da Universidade da cidade de Nova York (City University of New York - CUNY), a maior universidade urbana do país, com mais de 260.000 estudantes em regime de créditos e 273 mil alunos de educação continuada e profissional, matriculados em campi localizados em todos os cinco distritos de Nova York.
Primeiramente, os palestrantes trouxeram um panorama sobre o novo ambiente da educação superior no século XXI e como pensar estrategicamente diante deste cenário. Em um segundo momento, falaram sobre como as diferenças na economia impactam no perfil dos estudantes e sobre os novos modos do conhecimento, nos quais não cabem mais aulas meramente expositivas, com os estudantes todos sentados.
No encontro foram destacadas ainda, as expectativas com o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Pesquisa do Brasil (CAPES/PrInt), que está com inscrições abertas até 18 de abril de 2018 e disponibilizará R$ 300 milhões anuais para apoio a Projetos Institucionais de Internacionalização, sendo selecionados até 40 projetos.
- Embora o Print contemple universidades que tenham, pelo menos, 4 mestrados e 2 doutorados, com conceito 4, o programa incentiva que as instituições elaborem os seus planos de internacionalização. E o encontro foi muito importante para a aprendizagem da instituição em relação ao processo de planificação da internacionalização do ensino superior pela via do stricto sensu, tendo em vista que, a Unoesc está em fase final de construção do seu plano institucional de internacionalização - acrescentou o Pró-reitor.
Reunião do FOPROP
Ainda em Brasília, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, Professor Fábio Lazzarotti, participou de uma reunião do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - Foprop, no qual é coordenador, representando as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES). A reunião teve a presença de Luiz Roberto Liza Curi, Conselheiro e Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Na oportunidade, se discutiu sobre as novas normas para funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu a partir da visão do CNE. Na pauta desta reunião estiveram também assuntos como: Informes da Presidência, das Regionais e dos Segmentos e o Planejamento Foprop 2018.
*Com informações CCS/CAPES
Alessandra de Barros
Assessoria de Imprensa - 7h às 13h
Marketing e Comunicação
Deixe seu comentário