Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Primeiro de dezembro ? Dia mundial de luta contra a AIDS
Dia mundial de luta contra a AIDS
Foi assim com a gripe espanhola no início do século, com a tuberculose em nosso país na década de 50, e outros tantos exemplos. Hoje, o grande desafio mundial é a luta contra a AIDS. Existem países na África que têm 1/3 de sua população contaminada. No Brasil, calcula-se que 0,5 % os brasileiros sejam portadores do HIV, o vírus que transmite essa doença. E é bobagem pensar que apenas as grandes cidades ou determinados grupos estão ameaçados. Hoje, todos nós corremos perigo, fazemos parte do grupo de risco, e a AIDS está batendo em nossas portas. Como ainda a Medicina não dispõe de cura para essa doença, a única forma de combatê-la é com a prevenção. E, para isso, a principal arma é a informação. Lacerdópolis vem fazendo sua parte. Foi comemorado em 1º de dezembro o Dia Mundial de Combate a AIDS, sendo que a tônica neste ano é a sensibilização dos jovens, porque, com a nova moral que impera hoje em dia, são eles o alvo mais fácil desta terrível doença. Pensando justamente nisto, A Secretaria de Saúde de Lacerdópolis, principalmente as enfermeiras Marisa e Marinéia, empenharam-se em proporcionar a apresentação da peça de teatro, que visa principalmente alertar e motivar não só os jovens, mas também os mais maduros, para os riscos e as conseqüências de atos irresponsáveis. ??Depois de o boi fugir, não adianta fechar a porteira??.
A coordenação agradece à presença de todos e, em especial, a colaboração as enfermeiras, das agentes de saúde, enfim, de toda a equipe do Programa de Saúde Familiar - PSF de Lacerdópolis, dos alunos, professores e diretoras das escolas do município.
Em 1987 a Organização Mundial da Saúde - OMS com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU definiu o Dia 1º de dezembro: dia mundial de luta contra a AIDS
Todos os participantes receberam material informativo, preservativos e o laço vermelho, que é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.
Objetivo enquanto profissionais de saúde é:
Conscientizar todas as pessoas, principalmente os jovens da importância da prevenção contra a AIDS.
Fazer desta data um mecanismo de reforço à solidariedade, à compreensão e ao fim do preconceito.
Tema deste ano é: ??Por uma geração sem AIDS??
Publico alvo da campanha deste ano são principalmente os jovens entre 14 e 24 anos, de todas as classes sociais, independente do sexo.
Motivo pelo qual foi escolhido este tema:
51,6% dos jovens em Santa Catarina iniciam suas atividades sexuais entre 16 e 19 anos. Sabe-se que os hábitos aprendidos na juventude tendem a ser seguidos mais facilmente na vida adulta.
É notório que a maioria dos jovens têm informações sobre o assunto. Mas, a peça teatral ??Quatrilho?? foi uma forma da equipe de saúde encontrou para que todos pudessem relembrar o que já sabem e aprender um pouco mais sobre a AIDS.
Deixe seu comentário