Governo do Estado autoriza investimento de R$ 6,3 milhões no Aeroporto de Itapiranga |
Presidente da Copérdia/Coperio fala na tribuna da Câmara
Incorporação da Coperio pela Copérdia
Presidente da Copérdia/Coperio fala na tribuna da Câmara
Atendendo a um convite da bancada do PP na Câmara de Vereadores de Joaçaba, composta pelos vereadores Jucelino Ferraz e Divair de Marco, o presidente da Copérdia/Coperio, Valdemar Bordignon esteve na Tribuna Popular em sessão desta quarta-feira, dia 4. Bordignon esteve acompanhado pelo diretor geral da Copérdia Vanduir Martini e pelo gerente regional Lindomar dos Santos.
Os principais assuntos abordados foram às questões que envolvem a incorporação da Coperio pela Copérdia, ocorrida em 2011. Bordignon foi questionado sobre os motivos que provocaram à falência da Coperio. Ele apresentou dados levantados por uma comissão que analisou o caso Coperio. As informações revelam que a Coperio vinha acumulando prejuízos significativos a partir de 2008. Que a cooperativa teria vendido um grande volume de estoques para saldar compromissos, que a aquisição de unidades na região Norte e também em Lages gerou prejuízos e que os juros que a Coperio pagava eram altos demais. Ainda, segundo ele, o patrimônio da cooperativa não cobria as dívidas. “Não temos interesse em mexer no passado, em descobrir o que mais houve com a Coperio. Isso cabe aos associados. Nossa missão é dar continuidade às atividades, preservar o investimento já feito pelos cooperados e prosperar. Pedimos apenas paciência para que possamos botar a casa em ordem”, disse Bordignon.
Martini e Bordignon apresentaram as projeções de crescimento da Copérdia que tem hoje 1012 funcionários e 17.069 sócios, e afirmaram que pretendem trazer para a região de Joaçaba todos os serviços da Copérdia, inclusive supermercados e postos de combustíveis. Que devem buscar novas parcerias de integrados, principalmente para a suinocultura já que, com a reabertura do frigorífico da Aurora em Joaçaba, previsto para início de 2014, a produção terá que ser majorada.
Os vereadores questionaram sobre o retorno do movimento econômico das atividades da cooperativa para Joaçaba, inclusão de membros de Joaçaba ou região no Conselho Administrativo e também sobre o uso de um terreno de propriedade da cooperativa pela Secretaria de Infraestrutura do município. Bordignon disse que o terreno pode continuar sendo utilizado pela secretaria como parque de máquinas, pois, a cooperativa não tem previsão de uso breve para o espaço.
O presidente da Câmara Elói Hoffelder disse que “temos que dar graças que uma cooperativa de fora abraçou a causa para recuperar a Coperio e amparar os sócios. A Copérdia é muito bem vinda e desejamos vida longa”, finalizou o presidente.
Deixe seu comentário