logo RCN

Prefeituras assinam Declaração de compromisso com a sustentabilidade urbana

 

Treze cidades brasileiras e internacionais assinaram hoje (18.09), durante a abertura da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, uma Declaração coletiva com metas de compromissos pela sustentabilidade urbana. As cidades foram convidadas a manifestar seu apoio a agenda sustentável com medidas praticas, ou ainda desenvolvendo e compartilhando soluções pertinentes em seus contextos singulares.

O documento destaca a importância de soluções integradas para interceder contra a mudança do clima, perda de biodiversidade e desigualdade social. Espalhados por quatro continentes, os municípios signatários foram convidadas a expressar apoio a declaração e seus princípios, desenvolvendo e compartilhando soluções relevantes que podem ser replicadas.

Com o titulo 'Declaração de São Paulo sobre sustentabilidade urbana: Um chamado para integrar nossas respostas à mudança climática, à perda de biodiversidade e à desigualdade social', os compromissos apresentados passam pela obrigatória definição de metas municipais de baixa emissão de carbono, o desenvolvimento de planos municipais de ação pela conservação da biodiversidade das áreas urbanas e um planejamento que incorpore dados no processo de ordenamento espacial.

Os objetivos gerais para a comunidade são aproximar a natureza das pessoas, defender a inclusão social e promover as soluções baseadas na natureza como ideias para melhoria dos ecossistemas, visando aumentar a qualidade de vida e resiliência urbana.

Alem do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinaram a Declaração a vice-prefeita de Paris, Penélope Komitès; o governador de Abidjan, Beugré Mambé; o prefeito de Sandiara, no Senegal, Serigne Diop; o prefeito de Recife, Geraldo Júlio; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; o prefeito de La Paz, Gregorio Alvarez; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio; e o prefeito de Ningbo, na China, Shen Min.

 

 

 

 

Julia Martins
Comunicação
Programa Cidades Sustentáveis
 

 
Expo Concórdia 2019, inesquecível! Anterior

Expo Concórdia 2019, inesquecível!

Desembargador Carlos Alberto Civinski toma posse como juiz substituto no TRE-SC Próximo

Desembargador Carlos Alberto Civinski toma posse como juiz substituto no TRE-SC

Deixe seu comentário