logo RCN

Prefeito Binho esclarece dúvidas políticas

Prefeito Binho esclarece dúvidas políticas de alunos do Agente Jovem

      Os cinqüenta alunos do Programa Agente Jovem de Irani, cujos cursos são distribuídos em dois períodos (matutino e vespertino), tiveram dia 27/09 uma aula diferente onde o prefeito municipal, Fábio Antonio Fávero (Binho), foi convidado para esclarecer muitas dúvidas políticas dos jovens.

Segundo alguns estudantes, o espaço político durante a campanha é muito pequeno nos meios de comunicação, o que prejudica bastante o conhecimento e esclarecimento dos eleitores sobre os candidatos e gera um número maior de indecisos nas eleições.

Muitas perguntas foram formuladas ao Chefe do Executivo Iraniense, como: as responsabilidades do prefeito, do governador, do presidente, deputados e senadores, voto em branco, voto nulo e principalmente, de como é distribuída a renda do município.

Sobre a renda, Binho, colocou que os 100% que o município arrecada através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), vão para o governo federal, que fica com 65%,  devolve 22% para o estado e apenas 13% para os municípios, que na realidade são os responsáveis pela geração desses recursos.

Os 13% do município, giram em torno de oitocentos mil reais, onde 25% é destinado a Educação, e aqui se investiu 28%. 15% para a Saúde, onde foram investidos 23%, com mais 40% comprometido com a folha de pagamento, é alcançado o patamar de 91%, porém mais 4% são destinados às despesas da Câmara Municipal, restando apenas 5% desse valor para uma série de outras despesas que a prefeitura tem.

A dificuldade de administrar é muito grande, pois esse 5% restante  tem que dividir entre as Secretarias de obras e urbanismo, agricultura, administração, indústria, comércio e turismo, além de outros auxílios que a municipalidade presta a corpo de bombeiros, conselho tutelar, Apae, entre outras.

?Estamos reivindicando o aumento da quota de participação dos municípios para 30%, e se ganharmos 20% já melhorará, pois voltaremos ao patamar  da década de 90. Essa á a luta de todos nós, prefeitos, em busca de mais recursos para investir e atender melhor as necessidades da nossa população?, enfatizou o prefeito Binho.

Os alunos do programa comentaram sobre a importância das colocações do prefeito municipal, dirimindo dúvidas com explicações satisfatórias, mostrando a realidade e as dificuldades do dia a dia do administrador público. 

        

Anterior

Parceria Prefeitura de Ouro e Empresas Locais

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário