Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Pobreza e Ambição PHAROL
WWW.PHAROL-RH.COM.BR
Sábado estava em Brusque/SC e conversava com uma jovem empresária e fechávamos uma parceria para 2008. Sócia-proprietária da MegaTextil, e detentora da marca Medida Provisória, está estruturando sua equipe para os desafios que o crescimento exige. Durante a conversa transitamos por planejamento, geração de rendas e empregos, riqueza&pobreza e ambição como fator de evolução.
Na brincadeira eu disse a ela que crescer é preciso e quando a necessidade entra pela porta o amor sai pela janela, pois não há virtude que resista à pobreza, principalmente quando a alma é pobre.
Segundo um ditado popular o dinheiro não traz felicidade, mas permite ao rico decidir onde e como ser infeliz. Quando eu era gerente de fazenda ouvi uma frase de um bóia-fria que até hoje não esqueci: "o rico pode não ir para o céu, mas o pobre já está no inferno". Outra vez eu ouvi: " todos acham que Deus está do seu lado, mas o rico tem certeza". Aliás, eu estava em Laguna (litoral de SC) e numa roda de amigos para jogar conversa fora, escutei esta pérola: " Na praia quem é rico tem amigos, quem é pobre tem parentes".
A filosofia popular diz que pobreza é um estado de espirito, e que há duas razões para a pessoa se sentir pobre; ter pouco ou desejar muito, a verdade é que a pobreza sufoca a ambição.
Porque qualquer desafio, seja qual for a meta ou objetivo, você está impusionado pela ambição. É esta energia humana que mostra os rumos e incentiva os nossos esforços, dando forma ao que poderiamos até chamar de compulsão para lutar por alguma coisa que valha a pena.
Não se pode pensar em empreendedor sem ambição. Ela na verdade, muda tudo! Ela já alterou continentes, criou civilizações, construiu catedrais e derrubou ditadores, assim como já levou o homem ao espaço e curou enfermidades outrora incuráveis.
É a força que pega uma idéia simples e tranforma numa força mundial. Esta força transforma o mediocre
Quando Santos Dumont se elevou no ar por poucos metros deu impulso às companhias aéreas e pré-figurou a exploração do espaço. Quando Henry Ford organizou a primeira linha de montagem deu o primeiro passo para a industria automobilistica mundial e mudou a economia do mundo.
Estes e outros ambiciosos nos ensinaram e nos ensinam. Os desafios de hoje não diferem muito, mas há algo muito diferente entre aquela época e hoje: a ambição e as conquistas nascem e morrem hoje numa velocidade sem igual. È uma onda sísmica que nos balança e reinventa nossa vida.
Nos EUA, nos anos 50, com a guerra, houve a explosão de industria e ferrovias, quem ganhou? Um punhado de ambiciosos oportunistas, que sairam diretamente da pobreza para serem bilionários, como Andrew Carnegie e Jhon D. Rockfeller, entre outros. No começo do século 20 foi Hery Ford, com seu Ford Modelo T. que desafiou as ferrovias e daria origem a uma florescente industria do petróleo.
Luiz Antonio Silva, terapeuta pessoal e conselheiro profissional, palestrante em comportamento humano e tendências organizacionais. Contato para palestras : Fone/Fax: 0xx47 36452073
Deixe seu comentário