logo RCN

PM de Capinzal e Ouro recebe três novas viaturas do Governo do Estado

Veículos vão garantir um trabalho ainda melhor na área da Segurança Pública.

 

O Tenente Comandante da Polícia Militar de Capinzal, Cleverson Garcez, num ato simbólico apresentou às sociedades de Capinzal e Ouro as viaturas adquiridas pelo governo do Estado e repassadas aos municípios. Capinzal recebeu duas viaturas (Renault Logan) e Ouro (uma Palio Weekend).

O governador Raimundo Colombo esteve em Joaçaba, 22 de Janeiro inaugurando o novo terminal rodoviário e entregou 71 veículos para as polícias Militar e Civil, também para o Instituto Geral de Perícias (IGP). Colombo também assinou convênio de R$ 9,4 milhões, por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), para a revitalização e implantação de terceira pista do acesso Adolfo Ziguelli, que liga a área central do município a vários bairros, incluindo a rodoviária e o aeroporto. “São investimentos estratégicos, que garantem o desenvolvimento do Município e da região do Meio Oeste e, consequentemente, melhoram a vida das pessoas”, disse o governador. 

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, entregou 71 novas viaturas para renovar a frota das polícias Civil e Militar e do IGP da macrorregião Meio-Oeste. O investimento ultrapassa R$ 3,2 milhões, por meio do Pacto por Santa Catarina. Colombo disse que os veículos vão garantir um trabalho ainda melhor na área da Segurança Pública. “São carros novos e bem equipados para dar mais segurança e atender à demanda da região. Estamos renovando a frota em todo o Estado, garantindo que os veículos mais velhos tenham no máximo três anos de uso. Essa renovação dá muita eficiência e capacidade operacional para a Segurança Pública", afirmou o governador Colombo.

A 10ª Região de Polícia Militar (RPM), que abrange 32 municípios das SDRs Joaçaba, Campos Novos, Caçador e Videira, recebeu 37 novos veículos. As delegacias de Polícia Civil da macrorregião foram contempladas com 32 viaturas, enquanto que o IGP recebeu dois veículos. Das 71 viaturas distribuídas em Joaçaba e região, 22 são modelo Palio Weekend, 31 Renault Logan, dois Renault Duster, 14 Ford Fiesta e duas caminhonetes S10 (rabecão). 

Segundo prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella, as novas viaturas é fruto da audiência pública com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), ocorrida em Capinzal, as quais foram reivindicadas e concretizados os pedidos. Considera um auxílio muito grande para a Polícia Militar, mas, ainda estão se mobilizando para a solicitação de mais efetivos, até porque os carros e motos não andam sozinhos, porém, é um bom começo, sendo que a polícia está mais equipada, facilitando a prestação de serviços e possibilita coibir a violência no Município. “Estava fazendo os cálculos, pois temos a pior média de policiais por pessoas. Na média do Brasil não chega nem a 400 pessoas por policial, em Capinzal passamos de mil pessoas por policial. Nem lá no nordeste (nos piores locais) tem tão pouco efetivo quanto Capinzal. Isto nos preocupa e temos de lutar perante o Governo do Estadual e na sua Secretaria de Segurança, visando conseguir mais efetivos”, assim Andevir mostra a importância de aumentar o número de polícias.

Dentro do Projeto Bem-Te-Vi, num consórcio assinado, a sala que está em funcionamento para o monitoramento por câmeras da área central da cidade, precisa de um complexo novo, sendo que a Prefeitura doou o terreno, mas, a Secretaria de Segurança do Estado vem demorando para construir a nova sede de trabalho das policiais Civil e Militar, até porque o atual espaço não comporta o sistema implantado.      

Para o prefeito Vitor João Faccin o município de Ouro se engrandece ainda mais quando um pedido feito e atendido pelo próprio Governo, sendo uma reivindicação dos ourenses. É de suma importância ter mais um veículo que passa a estar ao atendimento da segurança pública do Município. “Esse veículo vem engrandecer ainda mais o nosso trabalho, pois sabemos da necessidade de ampliarmos o número de efetivos que está abaixo da média nacional, sendo necessário aumentar a quantidade de policiais, o que dará maior agilidade no atendimento. Estamos mesmo assim, felizes pelo trabalho realizado pela Polícia Militar, sendo uma prestação de serviços que repercute no Município de uma forma positiva, o que vem engrandecer as ações dos policiais perante a municipalidade”, assim Vitor reconhece a dedicação dos militares.

Conforme Vitor foi assinado um convênio com o Governo do Estado, Projeto Bem-Te-Vi para ser ampliado e estendido de Capinzal também para a cidade de Ouro o monitoramento do trânsito através de câmeras de segurança, sendo a grande dificuldade que não tem um espaço físico adequado disponibilizado pela Policia Militar, pois a sala em território capinzalense é pequena para tanto. “Esperamos que fosse ampliado o Destacamento, sendo necessária a construção da nova sede de trabalho para poder implantar o sistema, para tanto, é preciso unir forças para alcançar o feito”, é o que espera o prefeito Vitor.

Para Vitor é um bem necessário dar segurança para a população ourense que é ordeira, sendo a mesma participativa e que se envolve nas decisões coletivas, mas, é necessário impedir os pequenos roubos e outras práticas. Ouro trabalha em parceria, por isto e muito mais firma convênios e torce que o Governo do Estado através de sua Secretaria de Segurança Pública venha a aumentar o número de efetivos e viabilize a construção de prédio para melhor abrigar as polícias Civis e Militares.

O tenente Garcez comemora o incremento na frota de viaturas, com a chegada de mais três viaturas, sendo de suma importância para a prestação de serviços, é claro que a disponibilização delas é feita pela Companhia de Capinzal, também atendendo ao município de Ouro. As guarnições trabalham diuturnamente atendendo aos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro. “É claro que não conseguimos trabalhar apenas com viaturas, até porque precisamos de efetivos e incremento maior, sendo a política do atual Governo, através do Comandante Geral de correr atrás do que foi perdido, até porque muitos policiais estão indo para a reserva, mas, através de concursos grandes que estão sendo abertos, vamos procurar, na medida do possível, repor a perda deste tempo”, declara o Tenente.

“Estamos persistindo para que seja construída a nova sede da nossa Companhia, pois a atual é desde 1982, inclusive, os dois municípios cresceram bastante e temos que acompanhar esse crescimento, até porque a demanda de nosso trabalho aumenta consequentemente, o espaço aqui vai ficando pequeno. Estamos bem próximos para a contratação de agentes temporários para vídeo monitoramento, mas, sendo necessário maior espaço físico. A parceria com os dois Municípios nos auxiliam e muito, sou infinitamente agradecido aos prefeitos e às Câmaras Legislativas evidenciando empenho na construção deste quartel”, desta forma o Tenente informa sobre a necessidade de tais investimentos.

Quanto ao número de efetivos, Capinzal está aquém do que necessita, porém, também é aproveitado até o pessoal do expediente dando auxílio principalmente nos finais de semana, quando a demanda é maior no número de ocorrências, procurando dar a melhor prestação de serviços possíveis. Estão sempre buscando uma melhoria e um incremento também de efetivos, até porque tem escolas em formação, para tanto, estão sensibilizando perante o comando do batalhão regional para poder trazer policiais e suprir a falta de mais militares.

Garcez lembrou muito bem sobre o sistema Proerd, sendo um programa de educação e de resistências às drogas, o qual é carro chefe da Polícia Militar. “É muito importante a educação desde a infância, inclusive, para este ano tem um policial capacitado (cursado), aqui de Capinzal e Ouro, pois a prevenção é o melhor remédio”, disse o Tenente.

O vereador licenciado e atual secretário da Saúde e Desenvolvimento Social, Kelvis Borges, no ano de 2013 através do deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública do Estado, Reno Caramori, convocou e pediu para ele que viesse a fazer uma audiência pública em Capinzal, quando também foi auxiliado pelo prefeito e seu vice-prefeito visitando o secretário de Segurança Pública e foi concretizada a audiência. A partir disto, Capinzal foi colocado no mapa da Segurança Pública, ocasião em que foram mostrados os números de ocorrências. “Hoje fico feliz, mesmo não estando como vereador, mas, na função de secretário da Saúde estar colhendo o que plantamos lá atrás. Até fomos taxados na imprensa que a audiência pública serviu de palanque para políticos, no entanto, se trabalha com objetivos que estão sendo alcançados, é claro que veio viaturas para toda a região, mas, Capinzal nunca foi contemplada como ocorreu desta vez, duas para a Civil e três para a Polícia Militar. Isto nos deixa motivados e com certeza o Prefeito está trabalhando e também estaremos em contato com o Governador na próxima semana, e iremos cobrar o Complexo da Polícia Militar e também o novo prédio da Polícia Civil, no sentido de amenizar os problemas de segurança pública no Município”, esclarece Kelvis seu empenho e também do Poder Público. 

 

 

Vereador licenciado e atual secretária de Saúde e Ação Social de Capinzal, Kelvis Borges; prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella; tenente Cleverson Garcez e o prefeito do município de Ouro, Vitor João Faccin.

 

O sargento Valdecir Casagrande (1º da esq. p/ a direita) e o tenente Garcez apresentaram aos vereadores de Capinzal as viaturas adquiridas pelo governo do Estado e repassadas ao município, sendo que os mesmos também evidenciaram esforços para que o feito acontecesse. Demais autoridades e lideranças que estão na foto: assessor da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, Vlademir Antonio Molin; 1ª secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Capinzal e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, vereadora Cimara Moreira Baú e o presidente do Poder Legislativo local e vereador Alcedir Afonso Coronetti. 

 

Inédito: pela primeira vez na história de Ouro, três motoniveladoras  fazem a recuperação Anterior

Inédito: pela primeira vez na história de Ouro, três motoniveladoras fazem a recuperação

Raphael Bebber assume a presidência da CDL Capinzal Próximo

Raphael Bebber assume a presidência da CDL Capinzal

Deixe seu comentário