logo RCN

Piratuba representa SC no RJ

Trabalho com Microbacia é exemplo de Desenvolvimento Rural

O município de Piratuba foi escolhido para representar o Estado de Santa Catarina, no 2º Simpósio Estadual de Secretários Municipais de Agricultura do Rio de Janeiro, em 12 de abril na cidade de Teresópolis realizado durante a TECNOHORT 2007 ? Feira de Tecnologia em Horticultura.

Os técnicos, José Luiz Fontanella da Epagri e Ivo Weber da Secretaria Municipal de Agricultura, proferiram palestra com o tema ?Experiência de Piratuba em Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas?. Os piratubenses apresentaram a metodologia participativa de organização, planejamento e execução, com a visão sistêmica da sustentabilidade, visando às três dimensões no projeto Microbacias: o Social, o Econômico e o Ambiental.

Destaque especial para as atividades desenvolvidas pelo projeto MB2 que acontece em parceria com o município de Piratuba. As atividades atuam na rede de distribuição de água, melhoria de residências, saneamento básico, adubação orgânica, semente de adubação verde/pastagem, agroindústrias e a descentralização da ?patrulha agrícola?, que disponibiliza equipamentos para o trabalho dos agricultores, e fica sob coordenação das próprias Associações de Desenvolvimento das Microbacias ? ADMs. Segundo o prefeito, Adélio Spanholi, isso é sinônimo de orgulho. ?Tenho dupla razão de alegria, uma por que sei que o município está realmente trabalhando firme com o Microbacias, e a outra é o fato de ser reconhecida com isto?, afirma Spanholi.

Após a apresentação das experiências de Piratuba, houve um espaço para debates, onde os participantes (secretários municipais, técnicos e lideranças rurais), demonstraram interesse sobre o trabalho apresentado, dirigindo inúmeras perguntas aos técnicos. Além de Santa Catarina, o Estado do Paraná também esteve presente e foi representado pelo município de Chopinzinho, o qual expôs os trabalhos desenvolvidos nas microbacias hidrográficas daquele município. Segundo Nelson Teixeira Alves Filho, superintendente do projeto, o Rio de Janeiro está iniciando agora o trabalho com Microbacias Hidrográficas e por isso está buscando subsídios, intercâmbios e exemplos nos Estados onde o projeto já está sendo executado. Disse ainda que pretende visitar Piratuba, provavelmente no mês de julho, durante o 1° Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural que acontece de 4 a 7 de julho de 2007.

Piratuba é conhecida no Brasil pela potencialidade turística devido ao Balneário de águas termais, rede hoteleira qualificada e geografia agradável. Mas está se destacando pelo trabalho que vem sendo realizado em todos os setores da Administração. O Município representou SC no Rio de Janeiro porque o trabalho do ?Microbacias Hidrográficas? foi considerado exemplo de um projeto bem executado e que traz bons resultados. O setor da agricultura de Piratuba é mais um setor que está trabalhando com eficiência e merece esse destaque. O convite para que o Município representasse o Estado, veio como forma de reconhecimento deste trabalho. 

 

Piratuba presente no Rio de Janeiro.

 

 

Anterior

Escola de Educação Básica Mater Dolorum

Próximo

Escola Bernardo Moro ensina o estudo do Corpo Humano

Deixe seu comentário