logo RCN

Piratuba nos trilhos do Contestado

Voltanndo no Tempo

Um passeio Turístico Histórico Cultural  de Trem a Vapor na Ferrovia do Contestado, feito com a Maria Fumaça pela Ferrovia São Paulo ? Rio Grande do Sul, às margens do Rio do Peixe, passando pela ponte ferroviária sobre o Rio Uruguai é um excelente passatempo.

A História de Piratuba tem início em 1910, com a construção da estrada-de-ferro São Paulo ? Rio Grande do Sul. A empresa responsável pela obra, a "Brazil Railway", montou na região um acampamento para os operários, mais tarde batizado de Vila do Rio do Peixe. Em 1964, durante escavações em busca de petróleo, a Petrobrás localizou um lençol de águas termais a mais de 674m de profundidade, o que acabou por trazer e consolidar o turismo em Piratuba. No inverno ou no verão, as águas de Piratuba permanecem sempre à temperatura de 38,6ºC. Além de representarem uma opção de lazer, os banhos térmicos são terapêuticos, sendo recomendados por médicos.                                                                                       

Com a  descoberta do lençol de águas termais sulfurosas, de ricas propriedades minerais e terapêuticas, logo se desenvolveu um balneário, com boa infra-estrutura para o aproveitamento das águas e hospedagem,  dirigido pela Companhia Hidromineral de Piratuba.

O município revelou sua aptidão para o turismo e hoje é conhecido em todo o Brasil. Um jato de água quente de 30m  de altura é a maior atração da Estância Hidromineral de Piratuba, que conta com vários hotéis, infra-estrutura de tratamento e de lazer, piscinas, quadras de esporte e acompanhamento médico, incluindo também tratamentos à base de argila, massoterapia, trilhas ecológicas e espaço para a  realização de eventos. Localizada em cenário privilegiado, no Vale do Rio do Peixe, Piratuba oferece ainda a prática de trekking e passeios de barco no lago da usina hidrelétrica de Machadinho.                                                                                 

Piratuba conta com uma boa rede hoteleira com restaurantes, que garante o conforto dos visitantes. Existem 14 hotéis e diversas outras alternativas de hospedagem. 

Conheça Piratuba e encante-se com as belezas naturais que fazem dessa cidade um dos pólos turísticos mais visitados de Santa Catarina. 

 

Uma perda considerável no sul do país, propriamente no Vale do Rio do Peixe, foi a desativação da Rede Ferroviária Federal, sendo um mau exemplo para a economia do Brasil, levando em conta que em outros países a via férrea é sinônimo de progresso, devido seu baixo custo no transporte da produção, comparado com a malha rodoviária.

Que bom seria, se os municípios cortados pela ferrovia conseguissem encontrar um meio para adquirir dentro de seu território a dita estrada de ferro, conseqüentemente, usá-la para o transporte de riquezas e passeios turísticos. Sabemos que a obrigação maior seria do Governo Federal em reativá-la e fazer servir principalmente, o setor produtivo que tanto carece com seu desaparecimento e sucateamento.

A data de 7 de julho de 1983, portanto, há 23 anos aproveitaram a enchente para dar um basta no transporte ferroviário, o que jamais foi aceito pelos Municípios e Vilarejos que foram se formaram ao longo do tempo às margens do Rio don Peixe e que aos poucos foram jogados a sorte do destino.

 

O Trem Turismo de Piratuba é um exemplo, de que querer, é poder fazer a coisa acontecer. 

Anterior

Kalu Modas abre as portas no ?coração? de Ouro

Próximo

Festa do ano: aniversário de Augusto e Amarildo

Deixe seu comentário