Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
Piratuba
?Bons Exemplos?
Mais um bom exemplo em Piratuba é a parceria entre a Prefeitura e a ?Escolinha do Portuga?. Esta se destaca por estar em atividade desde 1985, quando o coordenador, Irto Kirsten, o Portuga, iniciou um trabalho sem pensar em dar maiores dimensões. O filho Marcelo tinha oito anos e gostava de jogar futebol. Portuga era motorista da Reunidas, nos finais de semana reunia algumas crianças na quadra da Escola Carlos Chagas para jogar e assim surgiu a Escolinha.
Portuga trabalhava com as crianças sem ganhar nada, era um trabalho voluntário. A Escolinha já participava de competições fora do município, traziam sempre bons resultados. Como forma de reconhecimento, não só por bem representar Piratuba, mas por dar oportunidade aos atletas locais, em 1993 na Administração do então prefeito, Elídio Emílio Riffel, a Escolinha passou a ser remunerada. O trabalho continuou, Portuga, já aposentado da empresa de transporte, recebia atletas de todas as idades, eram divididos em categorias e treinavam durante a semana. A Escolinha foi crescendo, hoje é referência no município e conhecida fora dele. Piratuba participa de vários campeonatos que acontecem durante o ano. Com a Escolinha do Portuga, Piratuba coleciona títulos de vários campeonatos em todas as modalidades. Irto Kirsten diz que a parceria com a Administração é muito importante. ?Nós necessitamos da Prefeitura para realizar este trabalho, a Secretaria de Educação nos apóia e está sempre presente para auxiliar, seja com o transporte, custos, premiações e realização de campeonatos. Isso é fundamental?, afirma Kirsten.
Da Escolinha saíram vários atletas, que se destacaram e foram jogar fora de Piratuba. Alguns deles são; Marcelo Rese, que foi goleiro da Sadia de Concórdia e ficou campeão Estadual, Rodrigo Tasca que foi jogar na Bolívia, ganhou a faculdade e hoje é médico, Fabrício Mohr que jogou em Concórdia, Gustavo Rossano Radel, que jogou por Capinzal, Peritiba e Joaçaba, além de outros atletas. Gustavo diz que foi na Escolinha que surgiram as oportunidades. ?Além de ocupar o tempo ocioso e praticar esporte, foi ali que aprendemos a jogar, tínhamos a oportunidade de disputar inúmeros campeonatos?, comenta Gustavo. Atualmente, Jonas Pereira é um dos destaques da Escolinha. O atleta já fez teste no Internacional de Porto Alegre e passou. No momento ele aguarda ser chamado para treinar nas categorias de base da equipe colorada.
Portuga coordena também a Escolinha de Bolão. Atleta na modalidade desde 1988 ele diz que um sonho que tinha era ver a Pista de Bolão em Piratuba. Como o Clube União foi desmanchado em 98, o município ficou sem pista para o esporte. Portuga treinava no Clube Aliança de Ipira e jogou por vários municípios. Em agosto de 2005, com a reforma do Ginásio Municipal de Piratuba, foi construída uma pista ampla e moderna onde acontecem treinos e competições.
A Administração é parceira de trabalhos como este. Apóia com o objetivo de dar oportunidade aos jovens da cidade. Cada atleta que participa, ocupa o tempo com esporte e lazer. As Escolinhas do Portuga, tanto a de futebol como a de bolão são consideradas um ?Bom exemplo?.
Portuga, Prefeito e alguns atletas da escolinha
Deixe seu comentário