logo RCN

Perdigão Promove Projeto de Educação Ambiental

Durante quatro dias, crianças poderão participar de oficinas de artes e espetáculos teatrais gratuitamente A Perdigão vai patrocinar e

 

Durante quatro dias, crianças poderão participar de oficinas de artes e espetáculos teatrais gratuitamente

 

    A Perdigão vai patrocinar entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro, em Capinzal, o Projeto Planeta Água, que integra as comemorações dos 72 anos de fundação da empresa e do ?Ano de Água e Energia Perdigão?. Neste período, serão realizados espetáculos teatrais e oficinas de arte para estudantes da rede pública, na faixa etária de 8 a 12 anos, e sessões de cinema gratuitas para o público em geral.

     Projeto itinerante de Educação Ambiental, o Planeta Água tem como objetivo conscientizar e educar para a redução do consumo e a preservação dos recursos naturais, com especial atenção para a água e à Mata Atlântica, que abriga a maior biodiversidade do planeta. O projeto já percorreu mais de 70 cidades brasileiras, beneficiando cerca de 80 mil crianças. Com o patrocínio da Perdigão, serão percorridos 11 municípios, além de Herval d´Oeste, nas regiões Sul e Centro Oeste, onde a empresa mantém unidades industriais.

 
EM CAPINZAL

 

     No espaço localizado à Rua Ernesto Hachamann - Centro, será montada uma tenda inflável de 300 m2, com equipamentos de vídeo, som, luz, palco, teares e estrutura para exposição, necessários à realização das atividades. Estão programadas duas apresentações diárias ? às 9 horas e às 14 horas  ? para crianças, que serão transportadas de suas escolas para a tenda em um moderno e confortável ônibus. À noite, haverá sessão de cinema gratuita, com a exibição do filme Dois Filhos de Francisco, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. Cada sessão terá capacidade para abrigar 300 pessoas.

     Durante o dia, a apresentação dura 1h40, dividida entre um espetáculo teatral e oficina de artes. A peça, dirigida por Gisela Arantes, narra a trajetória de Analú, uma garota que busca a fonte de água pura e cristalina. Como nos tradicionais contos de fada, ela terá de vencer muitos desafios até provar ser a heroína de sua própria história. Em sua caminhada pelos ambientes das águas, florestas e cidade, a menina depara-se com diversos personagens que lhe transmitem grandes informações ambientais.

     As oficinas de arte, criadas por Vera Patury, possibilitam às crianças a ?reconstrução? lúdica de florestas e cachoeiras, a partir da utilização de teares primitivos e materiais reciclados, como fibras naturais tingidas artesanalmente e sobras industriais plásticas. O resultado pode ser visto em exposição no próprio local.

 ?No projeto, o público interage por meio de ações de arte-educação que reforçam conceitos sobre responsabilidade e cidadania?, afirma a coordenadora Gisela Arantes.  A proposta é criar uma atividade local tão eficaz que possa colaborar na transformação de questões globais mais urgentes?, completa.

O Projeto Planeta Água se soma a outros programas de educação ambiental desenvolvidos pela Perdigão, como o Pingo D´Água, implantado em Carambeí (PR), que vem ensinando com sucesso aos alunos da rede pública municipal a valorização de recursos naturais, assim como a necessidade de preservação da bacia do Rio Tibagi. Em Videira, entre outros projetos, a empresa mantém a Reserva Natureza Viva, a Ilha Fluvial Hermínio Salata de Almeida, localizada no Rio do Peixe.

Tais iniciativas levam para a comunidade uma atuação que a empresa desenvolve internamente. Reduzir o consumo de água, vapor e energia elétrica e promover tratamento de efluentes são as principais metas do Programa de Conservação de Energia Perdigão (Procep), já instalado em todas as unidades da companhia e que tem obtido conquistas. É o caso da reutilização da água nas áreas externas das fábricas. O total de água reutilizada atualmente daria para abastecer uma cidade de 43 mil habitantes.

O Projeto Planeta Água conta com parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Prefeitura Municipal de Videira e Projeto Amigos da Escola da Fundação Roberto Marinho.

LOCAL: RUA ERNESTO HACHAMANN ? CENTRO ? CAPINZAL/SC

DIAS: 30 e 31 DE AGOSTO, 01 e 02 de SETEMBRO DE 2006

ENTRADA GRATUITA

 

Anterior

Projeto Folclore na Escola

Próximo

SG Terraplenagem e Transportes

Deixe seu comentário