Pedagogia Empresarial
Pedagogia Empresarial ? uma nova profissão ou um novo nome a uma velha profissão?
A Pessoa Jurídica, embora fria e escondida por trás da sua razão social, é uma pessoa, formada por algumas pessoas e, em muitos casos, formada por centenas e até milhares de pessoas. Dessa forma, uma pessoa (jurídica) formada por várias pessoas (físicas) é sempre um foco de relações interpessoais. São seres humanos que, unidos pelos mesmos objetivos, tem a função de maximizar esforços, reduzir custos, otimizar tempo, projetar ações e gerar riquezas. Conseguir unir todas as pessoas de uma organização em torno desses mesmos objetivos, nem sempre é possível. No entanto, algumas empresas, há muito tempo, desenvolvem trabalhos de treinamentos e projetos capazes de criar uma atuação coletiva das pessoas a fim de melhorar seus resultados. Recentemente, uma formação especifica juntando os conhecimentos da Pedagogia e da Gestão de Pessoas, põe no mercado um novo profissional. É o Pedagogo Empresarial. Esse profissional, ainda desconhecido da grande maioria dos gestores, é peça essencial para o desenvolvimento de equipes, para a criação de uma consciência coletiva, para gerenciar o conhecimento, humanizar a atuação das pessoas, para enfim... cuidar das relações humanas nas organizações.
A Unoesc (Capinzal) forma em breve, a segunda turma desses profissionais tão necessários, hoje, nas organizações. Parabéns aos novos Pedagogos Empresariais.
Prof. Magna Regina Tessaro Barp (Professora da Pedagogia Empresarial, mestre em Educação, MBA em gerenciamento de projetos)
Deixe seu comentário