logo RCN

Ouro participa de curso de gado leiteiro em Concórdia

Produtores do município de Ouro participaram do curso.

      Acima de 85% do gado leiteiro da região Oeste é fruto de inseminação artificial. Se for considerado o rebanho de todo o Estado o número é de 55%. O Oeste é considerado a maior bacia leiteira do Estado e comprou somente no ano passado cerca de 20 mil doses de sêmen, através das prefeituras, Cidasc e Cooperativas.  Segundo dados do jornal Zero Hora e também O Jornal de Concórdia, a inseminação artificial cresceu 27% nos últimos cinco anos no Brasil, gerando mais de 100 mil empregos no campo. Mas ainda é aplicada em apenas 6% das vacas do rebanho brasileiro. Pensando desta maneira, a Prefeitura de Ouro juntamente com as micro-regiões da Epagri participaram de um curso em atualização de gado leiteiro, em Concórdia, na última semana.

Foram representando o município 18 pessoas, que acompanharam durante cinco dias análises técnicas e econômicas da atividade leiteira, desempenho das vacas leiteiras, alimentação do gado leiteiro além de plantação de mudas forrageiras, criação de terneiras e novilhas e práticas no estábulo.

A médica-veterinária do município de Ouro, responsável pela inspeção municipal, comenta sobre a importância da participação de Ouro neste curso, ?é importante à participação dos nossos produtores, pois eles acabam aprendendo novas técnicas para após aplicarem em suas propriedades, melhorando assim, a qualidade do seu rebanho e posteriormente do seu leite?.

O curso foi realizado na Unidade Didática da Epagri de Concórdia.

 

Produtores do município de Ouro participaram do curso.

 

Médica-veterinária de Ouro acompanhou os produtores.

Anterior

Centro integrado de Educação de Lacerdópolis

Próximo

Guarani de Floresta é campeão Ipirense debBochas

Deixe seu comentário