Osteopatia pediátrica trata cólicas e refluxo em bebês
Saúde
A osteopatia pediátrica é uma técnica que vem contribuindo para qualidade de vida dos recém-nascidos e, consequentemente, para a tranquilidade dos pais. Aplicada por fisioterapeutas especializados, a técnica é eficaz no tratamento de cólicas e refluxos – condições comuns em bebês.
O fisioterapeuta da Ortopedia Reichmann, Edson Bramati, especialista em osteopatia, que realiza técnicas diversas para o tratamento dessas patologias, explica que no período da gestação e no momento do parto, a cabeça do bebê pode ser submetida a forças que poderão alterar delicadamente o posicionamento dos ossos que compõem a calota craniana. “Quando é necessário o recurso do fórceps ou ventosa, são exercidas forças extras sobre o corpo do bebê, o que justifica muitos dos problemas em recém-nascidos”.
A base do crânio da criança (região acima da primeira vértebra cervical) está submetida a grandes forças de compressão pelas contrações no momento do parto e também em função da passagem pelo canal vaginal, ou ainda pelo modo como a cabeça ficou posicionada no final da gestação. “Nesse local, estão situadas as estruturas responsáveis pela inervação do palato, cordas vocais, da faringe, base da língua, ritmo cardíaco, função respiratória e boa parte do aparelho digestivo”, realça Bramati.
Caso essas forças comprimirem o local, haverá também uma compressão sobre estas estruturas que podem ocasionar cólicas, refluxo gastroesofágico (RGE) e outras manifestações. “A abordagem terapêutica é feita através de técnicas suaves que buscam equilibrar as tensões”.
A assimetria craniana funcional (Plagiocefalia posicional) também acontece devido às forças compressivas assimétricas as quais a cabeça do bebê está submetida. Neste caso, a osteopatia também pode ser um tratamento eficaz, especialmente nos primeiros meses de vida.
A técnica é aplicada aos recém nascidos na Europa como tratamento e prevenção de cólicas e constipação refluxo gastroesofágico (RGE), otites de repetição, torcicolo congênito, dificuldade de sucção e deglutição, alterações do sono, entre outras.
Mais informações pelo telefone 3322 5056.
MARCOS A. BEDIN / MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Osteopatia é eficaz no tratamento de cólicas e refluxos (Foto Banco de Imagens).
Deixe seu comentário