logo RCN

Odontologia para todos

Dra. Karen Corrêa de Oliveira Cirurgiã Dentista

Bruxismo

     Bruxismo é o hábito de ranger os dentes, ou seja, raspar as superfícies dos dentes superiores contra os inferiores. É um hábito inconsciente e geralmente se apresenta durante o sono. A freqüência e a severidade podem variar e aumentar a cada noite.

    

     O sinal mais freqüente desta patologia é o desgaste excessivo dos dentes, observado mais comumente nos dentes anteriores, sendo o esmalte a primeira estrutura a ser envolvida por ele. Esse desgaste anormal pode trazer danos também para as estruturas de sustentação dos dentes. Outro sintoma do bruxismo está ligado às dores na ATM (articulação têmporo-mandibular), dores de cabeça, podendo até atingir o ouvido e dor nos músculos da face.

    

     A causa do bruxismo ainda não está suficientemente esclarecida, mas sabe-se que alguns fatores podem desencadear o bruxismo, como fatores locais, onde a causa se localiza na boca, mais precisamente devido a uma má oclusão; fatores emocionais, como stress e problemas psicológicos; hábitos parafuncionais como roer unhas, mascar chicletes, morder ou apertar objetos (lápis, caneta) e o hábito de apoiar a mão sob o queixo.

    

     Até hoje, não se conhece um método de tratamento para eliminar permanentemente o bruxismo. A terapia mais empregada atualmente para o alívio dos sinais e sintomas de disfunção da articulação têmporo-mandibular associados ao bruxismo, é a utilização de placas interoclusais. Essas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite logo após a sua inserção e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. Quando o fator emocional encontra-se presente há a necessidade de consultar profissionais da área de Psicologia para ajudar no tratamento. Visitas regulares ao dentista são importantes para que ele possa avaliar, diagnosticar e tratar os problemas que por ventura a pessoa seja portadora.



 

 

 

 

 


 
 


Anterior

Aniversário

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário