logo RCN

Odontologia para todos

Dra. Karen Corrêa de Oliveira - Cirurgiã Dentista

Câncer Bucal

 

     É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), gengivas, bochechas, língua, parte posterior da garganta, amígdalas ou glândulas salivares. Se detectado precocemente, as chances de cura chegam a 95%; caso contrário, o câncer bucal pode exigir tratamentos mais complexos e mais mutiladores, que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia.

Este câncer pode ser fatal. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

     Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você examine sua própria boca e fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:

 

? Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;

? Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;

? Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;

? Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;

? Dificuldade para mastigar ou para engolir;

? Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;

? Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura;

? Mudança na voz.

 

     Se você tem mais de 40 anos, fuma, bebe ou possui dentes mal cuidados, sua atenção a esses sinais deve ser redobrada. O fumo associado ao excesso de bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco para o câncer bucal. A finalidade do auto-exame da boca é identificar lesões precursoras do câncer bucal, uma doença curável se tratada no seu início.

 

Anterior

Eterna Roseli Masson

Próximo

Aniversário

Deixe seu comentário