logo RCN

Novo momento: o fim das ADRs e o fortalecimento da comunicação com o interior

  • Douglas Rossi Agência Adjori/SC -

Por Miguel Ângelo Gobbi, presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

O trabalho do governador Carlos Moisés completa os primeiros 30 dias, desde a condução ao Centro Administrativo, legitimada pelos 71% dos votos válidos da última eleição. Até o momento, Moisés tem mantido a coerência entre as decisões tomadas e o discurso de campanha: sancionou lei que estabelece ações de combate à corrupção, extinguiu mais de 100 cargos comissionados, trouxe à tona a discussão sobre acessibilidade, aproximou o turismo do guarda-chuva da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SDS) e, entre outras escolhas, decidiu por desativar, completamente, até 1º de maio, as 20 Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), uma das medidas de maior impacto e repercussão até aqui, embora ainda seja necessária a aprovação por parte da Alesc, diante da reforma administrativa.

 

O mais importante é que o fim das ADRs será gradativamente fato passado à medida que dará lugar à criação da Central de Atendimento aos Municípios, via parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). A estrutura servirá, especialmente, para receber as demandas inerentes às rotinas dos munícipes. Entretanto, além de enxugar a máquina pública e criar modernos e eficientes mecanismos de controle, é fundamental para todo e qualquer governo a manutenção de um diálogo permanente com a população: é dever do Estado e direito do cidadão.

 

Diante deste cenário, revela-se uma oportunidade ímpar de comprovar de vez a vocação e a força dos veículos de comunicação do interior catarinense, filiados à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC) e Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), que, juntas, perfazem a maior rede de comunicação catarinense. Um elo entre mais de uma centena de jornais - diários, bissemanais, semanais, quinzenais e mensais - emissoras de rádio, e de televisão, com as comunidades, com cada cidadão. O momento nunca foi tão propício e emergente.

 

Cada veículo do interior conhece bem a realidade da região onde atua, tem clareza da função social que exerce ao disseminar as informações do Estado, com excelência e credibilidade, além de ser parceiro permanente - perante as comunidades - nas campanhas de utilidade pública. Com as associações dos jornais diários, bissemanais, semanais, quinzenais e mensais, além da representação das rádios e emissoras de televisão, observadas cada área de atuação, especificidade e competência, passamos a ser um elemento propulsor ainda mais relevante neste contexto; somos um!

 

Não há dúvidas de que o governo eleito tem ciência e tem tratado o tema com muita serenidade e responsabilidade, uma vez que conhece a credibilidade dos veículos do interior e precisará repassar informações do que está sendo feito, prestar contas e envolver as comunidades em projetos futuros. Por isso, temos a convicção de que Adjori, ADI e Acaert têm plenas condições de atender às demandas do Estado neste sentido. Afinal, quando a comunicação está presente no interior, não é apenas o governador ou o secretário quem vai, mas, sobretudo, o governo como um todo.

 

A comunicação pública precisa criar sinergia, sintonia e servir à sociedade por meio da produção de conteúdos e da veiculação de campanhas e anúncios que reflitam os anseios, os desafios e os sonhos de cada munícipe, estimulando a reflexão e o debate público. E, reiteramos: juntos, podemos fazer mais e, principalmente, garantir a continuidade da conexão entre o governo e os municípios do interior.

 

Douglas Rossi

Agência Adjori/SC

Parceria entre Secretaria da cidade e Casan garante modernização de rede de água em Piratuba Anterior

Parceria entre Secretaria da cidade e Casan garante modernização de rede de água em Piratuba

OBRAS INTENSIFICA AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO INTERIOR DE PIRATUBA Próximo

OBRAS INTENSIFICA AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO INTERIOR DE PIRATUBA

Deixe seu comentário