logo RCN

Novas oportunidades de educação profissional gratuita na área rural

  • - Presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

 

 

A grande região do oeste catarinense será beneficiada com novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec no Senar). A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Nesta quinta-feira (20) iniciam duas turmas do curso de auxiliar administrativo. Uma será desenvolvida no turno matutino na EEB Irineu Bornhausen, no município de Águas de Chapecó e ministrada pelo instrutor Airton Ramthum. A outra será no turno vespertino na EEB Dom Pedro, no município de Caibi, ministrado pelo instruto Erno Menzel.

Na próxima segunda-feira (24) começam quatro novas turmas. O curso de auxiliar administrativo terá duas turmas, no turno matutino e vespertino e será desenvolvido na EEB Professor Patricio João de Oliveira do município de Cunha Porã. O treinamento em bovinocultor de leite, também inicia nesta segunda-feira (24), e será desenvolvido na EEB Santo Antonio no município de Itapiranga e na EEB Claudino Crestani no município de Palma Sola, pela instrutora Tais Michaelsen.

Em julho, a partir do dia 8 estão previstas duas novas turmas do curso auxiliar administrativo, na EEB Santa Terezinha do Progresso no município de Campo Erê, ministradas pelo instrutor Vanderlei Zanini, nos turnos matutino e vespertino. Para o mês de agosto, estão agendadas duas turmas do curso auxiliar administrativo  que iniciam a partir do dia 5, na Escola Cardeal Arco Verde, nos turnos matutino e vespertino.

PROGRAMA

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que o intuito do Pronatec no Senar é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. “Desta maneira, permanecerão no campo motivados”, complementa.

Atualmente, a sucessão familiar é uma das maiores preocupações do Senar/SC e da Faesc. “Muitos pais ficam sozinhos na propriedade e não conseguem mão de obra para auxiliar nas atividades enquanto os filhos sofrem em busca de oportunidades nos grandes centros. Precisamos mudar essa realidade e o caminho é a profissionalização do campo”, assinala o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

De acordo com a gestora do Pronatec no Senar em Santa Catarina, Gisele Kraieski Knabben, é importante expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo. “As capacitações são direcionadas à formação inicial continuada de estudantes de ensino médio das escolas estaduais”, complementa. Ao todo, são 51 opções de treinamento nas mais diversas áreas ligadas a produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

Os alunos interessados em participar do programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333-0322. 

Em São Paulo, expositores reafirmam presença na Mercoagro 2014 Anterior

Em São Paulo, expositores reafirmam presença na Mercoagro 2014

Pequenos municípios têm novas regras para o Minha Casa Minha Vida Próximo

Pequenos municípios têm novas regras para o Minha Casa Minha Vida

Deixe seu comentário