Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Nota Fiscal de Produtor Eletrônica: mais um avanço para o campo em SC
-
- Presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.
Lançamento ocorre no Campo Demonstrativo Alfa, dia 20, às 9h30 da manhã, em Chapecó
A informática e a eletrônica permitirão um importante avanço para os produtores rurais catarinenses. Atendendo pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), a Secretaria da Fazenda lança na próxima quarta-feira (dia 20), na abertura do Campo Demonstrativo Alfa, em Chapecó, a nota do produtor rural eletrônica (NFP-e). A solenidade está programada para as 9h30 da manhã, na Linha Tomazzelli, em Chapecó.
Para fazer uso da nota eletrônica, o produtor que tiver computador com acesso à INTERNET deve entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sef.sc.gov.br) e cadastrar-se no SAT (sistema de administração tributária). Receberá uma senha e, assim, ficará habilitado a emitir a nota fiscal eletrônica, não só para os produtos de sua propriedade (grãos, leite, frutas, bovinos, aves, suínos, fertilizantes etc), mas, também, para serviços prestados como turismo rural, hora-trator alugado para vizinhos ou eventual venda de máquinas e equipamentos usados. Atualmente, a NF em papel é emitida somente para produtos primários.
A nota eletrônica poderá ser enviada por e-mail aos destinatários e ser impressa para acompanhar a mercadoria. A principal vantagem é que o produtor não precisará mais ir até a Prefeitura do Município para emitir a nota impressa.
O sistema eletrônico oferece outras vantagens. Todas as notas emitidas entrarão, automaticamente, no movimento econômico do Município e contribuirão no cálculo do retorno do ICMS. As notas ficarão arquivadas e ficarão disponíveis para a Previdência Social quando o produtor solicitar sua aposentadoria.
As notas fiscais estarão articuladas com as Guias de Transporte de Animais (GTA) que estão em versão eletrônica desde 2014.
O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, avalia que a implantação do novo sistema beneficiará cerca de 200 mil produtores rurais de Santa Catarina. Ressalta que, com a NFP-e, o produtor não precisará ir até a prefeitura do Município e para prestar contas.
TREINAMENTO
Para difusão da nota fiscal de produtor eletrônica, a OCESC promove na terça-feira (19 de janeiro), das 14 às 16 horas, em Chapecó, treinamento para esclarecer dúvidas. A programação ocorrerá no edifício Sicoob, no pátio da matriz da Cooperalfa e as inscrições são gratuitas. O público-alvo é formado por contadores, faturistas e técnicos ligados à tecnologia da informação das cooperativas agropecuárias catarinenses. O palestrante será o responsável pelo projeto na Secretaria da Fazenda, Ari José Pritsch, auditor fiscal da Receita Estadual.
Secretaria da Fazenda, Ari José Pritsch, auditor fiscal da Receita Estadual.
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
NOVO ENDEREÇO: Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC
Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244
marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao
Deixe seu comentário