Governador anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026 no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho |
NAF UNOESC finaliza a primeira etapa das ações de Educação Fiscal na Rede Pública de Educação
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, promoveu no dia 12 de abril, em Chapecó e no dia 18 do mesmo mês, em Campos Novos, a primeira etapa do projeto de Educação Fiscal e Cidadania na Rede Pública de Educação.
O curso foi promovido pelo NAF Unoesc Joaçaba e pela Receita Federal do Brasil, ministrado pela coordenadora geral do NAF Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas e pelos auditores fiscais Otto Maresch, Mauro Batista Neto e Marcelo Holstak.
De acordo com a coordenadora, o projeto é uma atividade colaborativa entre Instituições públicas e privadas.
- Nesse ano aumentamos nossa rede de atendimento, além das escolas públicas municipais e estaduais de Joaçaba, também atenderemos as escolas da rede pública de Campos Novos, Capinzal e Chapecó - enfatiza Márcia.
A primeira ação de desenvolvimento do projeto é a capacitação dos professores da rede pública. Mais de 200 professores da rede municipal e estadual, das cidades de Campos Novos, Joaçaba e Chapecó, participaram da atividade.
Durante a capacitação em Chapecó, foi realizada uma discussão sobre tributação e economia com os professores do ensino fundamental. Estiveram presentes o Vice-reitor Ricardo De Marco, toda a equipe do NAF Unoesc Chapecó, as professoras Carla Cazella e Lucimar Frigeri e o acadêmico Guilherme Henrique Carlotto. A Secretária de Educação Sandra Maria Galera, e sua equipe: Sonia Baldo Bracht e Sueli Suttili. Da Receita Federal esteve presente o Auditor Fiscal Delegado da RFB - DRF Joaçaba, Otto Maresch.
O Vice-reitor Ricardo De Marco convidou todos os cidadãos para participarem desse movimento pela Educação Fiscal.
- Entender o sistema tributário e a importância dos tributos para o desenvolvimento do país é o ponto de partida para um Brasil melhor- ressaltou De Marco.
Já a atividade em Campos Novos, contou com a presença da Secretária de Educação Ivanilde Correa, o Vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, a superintendente do ensino fundamental Zeide Gris, e os professores de todas as séries do ensino fundamental.
Essa primeira etapa dá abertura ao Projeto, lançando o edital do Concurso de Redação, que já está sendo desenvolvido dentro das salas de aula, com os professores capacitados, com um trabalho transdisciplinar.
- O objetivo é compor uma nova cultura fiscal com os jovens adolescentes, movimentando a sociedade para o conhecimento fiscal, promovendo não só o cumprimento fiscal, mas, sobretudo, a participação na gestão pública e nas decisões legislativas - finaliza professora Márcia.
Durante o ano de 2019 serão desenvolvidas muitas ações, mobilizando toda as escolas e lares da região.
Adriano França / Assessoria de Imprensa
Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba
Deixe seu comentário