logo RCN

NAF UNOESC finaliza a primeira etapa das ações de Educação Fiscal na Rede Pública de Educação

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, promoveu no dia 12 de abril, em Chapecó e no dia 18 do mesmo mês, em Campos Novos, a primeira etapa do projeto de Educação Fiscal e Cidadania na Rede Pública de Educação.

O curso foi promovido pelo NAF Unoesc Joaçaba e pela Receita Federal do Brasil, ministrado pela coordenadora geral do NAF Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas e pelos auditores fiscais Otto Maresch, Mauro Batista Neto e Marcelo Holstak.

De acordo com a coordenadora, o projeto é uma atividade colaborativa entre Instituições públicas e privadas.

- Nesse ano aumentamos nossa rede de atendimento, além das escolas públicas municipais e estaduais de Joaçaba, também atenderemos as escolas da rede pública de Campos Novos, Capinzal e Chapecó - enfatiza Márcia.

A primeira ação de desenvolvimento do projeto é a capacitação dos professores da rede pública. Mais de 200 professores da rede municipal e estadual, das cidades de Campos Novos, Joaçaba e Chapecó, participaram da atividade.

Durante a capacitação em Chapecó, foi realizada uma discussão sobre tributação e economia com os professores do ensino fundamental. Estiveram presentes o Vice-reitor Ricardo De Marco, toda a equipe do NAF Unoesc Chapecó, as professoras Carla Cazella e Lucimar Frigeri e o acadêmico Guilherme Henrique Carlotto. A Secretária de Educação Sandra Maria Galera, e sua equipe: Sonia Baldo Bracht e Sueli Suttili.  Da Receita Federal esteve presente o Auditor Fiscal Delegado da RFB - DRF Joaçaba, Otto Maresch.

O Vice-reitor Ricardo De Marco convidou todos os cidadãos para participarem desse movimento pela Educação Fiscal.

- Entender o sistema tributário e a importância dos tributos para o desenvolvimento do país é o ponto de partida para um Brasil melhor- ressaltou De Marco.

 Já a atividade em Campos Novos, contou com a presença da Secretária de Educação Ivanilde Correa, o Vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, a superintendente do ensino fundamental Zeide Gris, e os professores de todas as séries do ensino fundamental.

Essa primeira etapa dá abertura ao Projeto, lançando o edital do Concurso de Redação, que já está sendo desenvolvido dentro das salas de aula, com os professores capacitados, com um trabalho transdisciplinar.

- O objetivo é compor uma nova cultura fiscal com os jovens adolescentes, movimentando a sociedade para o conhecimento fiscal, promovendo não só o cumprimento fiscal, mas, sobretudo, a participação na gestão pública e nas decisões legislativas - finaliza professora Márcia.

Durante o ano de 2019 serão desenvolvidas muitas ações, mobilizando toda as escolas e lares da região. 

 

Adriano França / Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

 

 

 

 

 

Município de Ipira leva 17 doadores de sangue ao HEMOSC Anterior

Município de Ipira leva 17 doadores de sangue ao HEMOSC

Administração Municipal de Ipira tem audiência com a CASAN Próximo

Administração Municipal de Ipira tem audiência com a CASAN

Deixe seu comentário