Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
Música, dança e emoção no teatro
SERVIÇO: Show ?Baile do Divino Santo Rei? Companhia: Boizinho Faceiro Data 12 de maio de 2007 ? Sábado Início: 20:30 horas Ingresso: R$10,00 Pontos de Venda ? Teatro -
Joaçaba ? Um grande público deve comparecer ao teatro Alfredo Sigwalt no próximo dia 12 de maio, sábado, para assistir a emocionante espetáculo ?Baile do Divino Santo Rei?, que percorre o Brasil desde novembro de 2003. Com 20 artistas no palco, show recria, a partir de suas referências, a dança e música popular de Pernambuco. É a reunião de várias manifestações populares do nordeste brasileiro: O Coco de roda, o Caboclinho, Ciranda, Cavalo-Marinho, Coco de Zambê, Maracatu de Baque Virado e outros. Através da percussão, do canto e da dança, o espetáculo mostra, não só o lado de alegria do povo brasileiro, mas também a religiosidade em sua cultura, com destaque para a louvação do Divino Santo Rei.
Todas as manifestações populares do Brasil, em sua dramaticidade são de origem religiosa e tem como idéia central, a morte e a ressurreição, ou a luta do bem contra o mal. Essas manifestações estão relacionadas aos cultos do homem primitivo. Fazia parte também desses cultos o cortejo, que seria o caminhar cantando, tocando e dançando até o local de celebração.
No interior de Pernambuco existe uma festa popular chamada Cavalo-Marinho, que é um espetáculo de rua que reúne teatro, música e dança. A brincadeira do Cavalo-Marinho começa a noite e entra madrugada dentro terminando por volta das 06 hs da manhã seguinte. O momento onde podemos dizer que é o ápice desta festa é chamado de Baile do Divino Santo Rei.
Instrumentos que compõe o espetáculo: Tambor de Caboclinho, Gaita de Caboclinho, Caracaxá, Alfaia, Conga, Surdo, Tarol, Ganzá, Pandeiro, Triângulo, Cowbel, Zabumba, Xequerê, Caixa do Divino, Gongue, Quexada, Bage, Sax Alto, Flauta, Violão, Viola Caipira, Rabeca, Cavaco, Voz.
Deixe seu comentário