logo RCN

MEU SINDICATO É LEGAL

Força Sindical de Santa Catarina: Hora de começar a se ambientar na nova NR-12

 

Capinzal marca presença participa de treinamento  técnicas para o uso de máquinas e equipamentos

 

 

Florianópolis/SC: A NR-12, Norma Regulamentadora 12, foi discutida e reavaliada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (desde 2006 e publicada em 2010), juntamente com um comitê, estudou e revisou as novas normas técnicas para o uso de máquinas e equipamentos. Uma adequação precisa para a saúde do trabalhador. Por isso, na terça-feira (15) a Academia Schmersal veio até SC trazer as novidades dessa resolução que foi uma discussão tripartite (Estado, Empregadores e Trabalhadores).

Preocupados e incentivados pela Força Sindical SC, dirigentes sindicais da entidade, dos segmentos Metalúrgicos e da Alimentação participam agora do treinamento cedido pela escola.

 "Só agora estamos discutindo a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, depois de 70 anos, quando no 1° de Maio, 1943, Getúlio Vargas instituiu as leis trabalhistas", revelou o palestrante José Martins. "Há sim a necessidade de mudar, qualificar e melhorar as condições de saúde dos trabalhadores e condições de trabalho".

 Para o secretário da pasta de saúde da Força SC, Luiz de Bittencourte, sente na pele todos os dias o resultado da negligência das empresas empregadoras e empresas fabricantes.

 "Quase sempre é colocada a responsabilidade nas costas dos técnicos de segurança do trabalho ou do trabalhador, acusando ambos de não saber manusear o equipamento", lamentou o secretário. "Existem leis e elas devem ser cumpridas e o nosso papel é conhecer essas novas normas, as alterações e discutir, lutar e brigar para que elas funcionem e sejam realmente uma segurança a mais para o trabalhador".

Martins adiantou ainda, que manutenção das máquinas não é gasto, é um investimento; pois a cada um dólar investido, três são economizados em acidentes de trabalho.

Capinzal esteve representada no treinamento pelo diretor do Sindicadezal, Claudio Chaves de Souza pelo representante do Força Sindical, Reni Carlos Thomazoni, os quais obtiveram melhores informações sobre a Norma Regulamentadora e seus anexos que definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

 

Sindicadezal entrega uniforme esportivo 

 

O setor da Indústria da Alimentação recebeu auxílio para a prática esportiva, sendo uniforme patrocinado pelo Sindicadezal. 

 No dia 11 de Outubro nas dependências da Serp, o Sindicadezal através de seu presidente Ludovino Soccol fez a entrega de mais um jogo de uniforme, para a Equipe do Palermo. O Sindicato além de lutar pelos direitos de seus associados, ainda dá parcela de contribuição na questão social.

 

Alguns atendimentos proporcionados pelo Sindicadezal

 

O Sindicadezal por ter sede própria de trabalho, facilita prestar serviços aos seus sócios foram estes os atendimentos mensais: Advogados 100 mensais; Odontológico 300; Fichas de Corte de cabelos 1.100 e Sala de Estudos 100.

Para outros serviços mais de 900 trabalhadores da categoria vão até o Sindicato mensalmente, sendo recebidos por servidores preparados para prestar o melhor atendimento possível. 

 

Encontro na Serp de Capinzal

 

O feriado 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e da Criança, também serviu para um bom momento à alguns trabalhadores da Sala de Cortes (Mesa de Peito), consequentemente, sócios do Sindicadezal, se reunirem na Serp de Capinzal e passar horas agradáveis. 

 

 

 

 

 

 

Anterior

É BOM SABER...

BODAS DE VINHO FERNANDO E TEREZINHA Próximo

BODAS DE VINHO FERNANDO E TEREZINHA

Deixe seu comentário