Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
Médicos cubanos chegam e são recepcionados pelo prefeito
Profissionais vão atuar na atenção básica nas unidades de Saúde
O prefeito João Girardi e o vice-prefeito Neuri Santhier receberam oficialmente, na manhã desta quinta-feira, dia 17, a equipe de médicos cubanos que vão atuar na atenção básica de Saúde em Concórdia. Eles chegaram nesta madrugada, acompanhados do secretário municipal de Saúde, Alessandro Vernize. “Percebi, durante a viagem, bastante interesse dos médicos em conhecer mais sobre o município. São muito receptivos”. Eles fazem parte do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.
O prefeito deixou claro que eles são muito bem-vindos na cidade. “Eles vão suprir a necessidade de nossa população e isto nos deixa muito gratificados. O nosso objetivo é trabalhar na prevenção”. Para Santhier, é muito bom receber profissionais tão capacitados. “Sabemos que Cuba tem um dos menores índices de mortalidade infantil e é exemplo em atenção básica de saúde”, ratificou.
O secretário de Saúde destacou que a demanda do município é grande e que o trabalho dos médicos cubanos vai complementar o trabalho que já é realizado nas unidades de saúde. “Além disso, todos saem ganhando pela troca de experiência entre os profissionais”, avalia Vernize. Segundo ele, os cinco médicos passarão os próximos dias visitando o município e depois conhecerão as unidades de saúde, passando por treinamento. Todos vão atuar exclusivamente na atenção básica, na Estratégia de Saúde da Família, por um período de três anos.
A equipe é formada por quatro médicas e um médico:
- Leonor Venero Rodrigues, que tem 27 anos de experiência na medicina de atenção básica. “Estamos aqui para ajudar e contamos com o apoio de todos”.
- Diana Pineda Infante, há quatro anos atuando na profissão. “Quero ajudar a população e sei que juntos faremos um bom trabalho”.
- Germana Lien Giraud Manso, já trabalha há 23 anos como médica. “Estou muito feliz por estar aqui e poder contribuir com o trabalho”.
-Idaires Espinosa Miranda, há seis anos atuando na medicina. “É difícil ficar longe da família e de seu país, mas quero fazer um bom trabalho em Concórdia”.
- Ennis González Carrazana, com 14 anos de experiência na medicina. “Estou muito satisfeito e tenho certeza de que faremos um bom trabalho”.
Deixe seu comentário