logo RCN

Materiais reciclados

Materiais reciclados viram enfeites de Natal em Capinzal

As garrafas plásticas, que muitas vezes acabam indo para o lixo, em Capinzal, no Meio-oeste catarinense têm um outro destino: o depósito da prefeitura. Todo o material arrecadado durante o ano pelos alunos e a comunidade se transformam em matéria prima dos enfeites natalinos. Depois de separadas e cortadas ao meio viram flores, bonecos de neve, lareiras, árvores de natal, bengalas e guirlandas e são distribuídas pelo centro comercial.

Segundo a diretora municipal de indústria, comércio e turismo Iva Schimidt, todos os bairros se preocupam em auxiliar na arrecadação das garrafas e para esse ano, mais de seis mil foram necessárias para embelezar oito ruas. "É um enfeite bonito e barato, além de ser produzido pela comunidade", comenta. Mais de 400 voluntários auxiliaram no trabalho de montagem dos 200 objetos de decoração, que agora impressionam adultos e crianças.

Para o próximo ano, as voluntárias que realizaram os enfeites da cidade já buscam inspiração e o objetivo é incrementar ainda mais os enfeites. "Vamos para Gramado(RS) e sempre trazemos alguns exemplos que lá deram certo. A reciclagem foi um deles", salientou.

De acordo com os dados da prefeitura, as vendas do mês de dezembro vão gerar um incremento na economia de mais de 30%. "Muitas pessoas saem de casa para ver a decoração e acabam realizando compras. Esse é um reflexo positivo do investimento feito durante seis meses de preparação para o Natal", explicou Iva.

Um desses exemplos da atração que causa a decoração é o da artesã Ivana Flores, de 46 anos, que saiu de Barracão, no estado vizinho do Rio Grande do Sul para registrar as belezas dos enfeites de Capinzal. "Estou admirada com o trabalho. Ficou muito bonito", comentou ela, que aproveitou o passeio em Capinzal para realizar algumas compras e registrar os momentos com a sua filha Marjori, de 5 anos.

Anterior

Enlace matrimonial

Próximo

Centro de Recuperação de Joinville

Deixe seu comentário