logo RCN

Marcos Vieira sugere definir verba para UDESC ampliar cursos no Oeste

Deputado quer fazer emenda parlamentar para garantir ações em Pinhalzinho e em Palmitos

 

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) em reunião com lideranças de Pinhalzinho, deputado e o reitor da UDESC, Antonio Heronaldo, informou que defende carimbar recursos do Estado para garantir a ampliação dos cursos da universidade em Palmitos e em Pinhalzinho.

O encontro, na tarde desta terça-feira (29/10), ma sala da presidência da Alesc, serviu para as lideranças de Pinhalzinho colocassem sua preocupação sobre a situação da UDESC no município.

De acordo com o vice-prefeito, Ladir Cassol, a situação não pode permanecer como está. "Os alunos e a população não sabem se o curso vai continuar e a prefeitura investiu para que a UDESC fosse para o município. Não podemos retroceder", disse Cassol.

Acompanhando os problemas da UDESC no Grande Oeste desde o início, o deputado Marcos Vieira garantiu que tanto Saudades quanto Pinhalzinho não vão ficar sem respostas da universidade. "Chega de conversas e de muita reunião. Queremos ação. Vou defender, junto com todos nós que defendemos o Oeste, que os deputado aprovem uma emenda que carimbe os recursos do Governo do Estado, assim, definindo para onde e como serão usados os recursos", explicou Vieira.

Ainda de acordo com o deputado, a emenda permitiria que Palmitos pudesse abrir um curso de Engenharia Civil e que Pinhalzinho continue com a Engenharia de Alimentos, bem como tivesse a reforma no prédio concluída, além de expandir para outras regiões. "O montante de recursos que nós carimbaríamos seria suficiente para que a UDESC definitivamente voltasse suas ações para o Oeste, fazendo o que ela foi criada para fazer, que é desenvolver as regiões", afirmou o deputado.

Em Pinhalzinho, o curso de Engenharia de Alimentos é o sexto no ranking brasileiro, e, atualmente, os alunos estão em prédios separados, pois a estrutura da UDESC está embargada após o forro do teto ter se desprendido.

Conforme o reitor Antônio Heronaldo, uma empresa está fazendo todo o levantamento da estrutura para que a obra de reforma possa ser concluída.

Para o vereador de Pinhalzinho Nilson Gosh, a atuação do deputado Marcos Vieira é fundamental. "Não queremos perder a universidade, nem que ela perca a qualidade, então recorremos ao deputado para que ele nos ajude e é o que ele está fazendo", disse Gosch.

Em Palmitos a indefinição já dura dois anos, após a transferência do curso de Enfermagem para Chapecó e a criação do curso de Técnico Moveleiro, que não teve a adesão prevista. As lideranças do município cobram da UDESC um curso de maior relevância, como Engenharia Civil.

Dia dos Finados movimenta cemitérios municipais Anterior

Dia dos Finados movimenta cemitérios municipais

Eco-Ônibus chega a Campos Novos Próximo

Eco-Ônibus chega a Campos Novos

Deixe seu comentário