logo RCN

Luau Literário

Colégio Santíssima Trindade, de Ouro (SC).

Na noite de 21 de setembro, realizou-se o Luau Literário 2018, organizado pelos professores, alunos e coordenação do Colégio Santíssima Trindade de Ouro tendo apoio da APP-Associação de Pais e Professores. 

O evento foi idealizado com o intuito de incentivar a leitura e a produção textual, bem como valorizar as produções, poemas entre outros trabalhos desenvolvidos durante as aulas.

A noite foi uma verdadeira viagem pela literatura, abordando obras e autores queridos e admirados pelos alunos. Quem compareceu pôde participar do projeto FREEze books, que será mantido no colégio para troca e empréstimos de livros.

O tour literário iniciou-se com apresentação de peças de teatro estreladas pelas alunas da oficina de teatro do Colégio, com roteiro adaptado dos contos de mistério e terror de Edgar Allan Poe e Agatha Christie, além de algumas lendas urbanas. Seguindo a noite passamos pelo sertão nordestino, com uma adaptação da Obra Colcha de Retalhos na literatura de cordel. A MPB emocionou a plateia com as meninas da Oficina de Dança que deram um show de encanto apresentando a música Wave de Tom Jobim. E não parou por aí, tivemos os causos de Pedro Malasartes, contados pelo senhor Aristides Borges. A noite concretizou-se com o recital de poemas homenageando autores da literatura americana e brasileira como Guimarães Rosa, Edgar Allan Poe, Manuel Bandeira e Ruth Rocha, além da sessão de cinema com curtas, cantinho gaúcho, recital do setembro amarelo e observatório.

 Os alunos foram os protagonistas da vez, elaborando desde o material para divulgação, produção, apresentação e exposição dos trabalhos. E a frase que nos inspira foi escrita por João Guimarães Rosa: "Em meus textos, quero chocar o leitor, não deixar que ele repouse na bengala dos lugares-comuns, das expressões acostumadas e domesticadas. Quero obrigá-lo a sentir uma novidade nas palavras!", e de fato, não há no mundo algo que nos torne mais críticos, mais sábios, mais cultos e mais felizes do que uma boa leitura e alguém para quem escrever.

 

 

 

Prefeitura de Joaçaba dobra o valor de repasse para UPA em menos de dois anos Anterior

Prefeitura de Joaçaba dobra o valor de repasse para UPA em menos de dois anos

VERÃO NA PRIMAVERA Próximo

VERÃO NA PRIMAVERA

Deixe seu comentário