logo RCN

Lindemberg recebe presente da Policial Paulina

Lindemberg recebe presente da Policial Paulina: Brasão da localidade e história da Família Lindemberg no município de Capinzal

       A comunidade de Lindemberg recebeu no mês de outubro do ano de 2004 a presença da Escrivã de Polícial Paulina Sobotka, trazendo a comunidade vasto material sobre a Família Lindemberg, já que a comunidade leva este nome, nome dado para lembrar a pessoa de nome Otto Lindemberg por ter ele prestado serviço a comunidade como agrimensor, medindo terras, há muitos anos atrás.

       Além do Brasão e História desta Família conseguido pela Escrivã Paulina Sobotka, esta pesquisou a origem do nome LINDEMBERG, ou seja, o significado do nome em Alemão descobrindo que Linden significa belo, bonito e, Berg significa Montes, assim a palavra toda significa ?Belos Montes?. A pesquisa foi realizada dando continuidade ao que o professor João Sobotka seu pai, escreveu sobre ao antigo povoado conhecido por Vilinha Chico Pedro. Também descobriu a pesquisadora, que a palavra OTTO, nome do agrimensor que pela vila passou, significa ?Prosperidade e Riqueza?.

        Ela encontrou também registro de Batismo de Ludwig Lindemberg um dos primeiros da família à chegar ao Brasil além de endereços de pessoas com este sobrenome e, cidades, como é o caso de Governador Lindemberg/ES. Porque da Pesquisa? Para que esta comunidade possa resgatar toda sua história. Por enquanto não se tem notícia de OTTO LINDEMBERG acredita-se que já tenha falecido, pelo que passou pela Vila; busca-se então, encontrar descendentes de Otto, para que possam entrar em contato com esta Família, buscando fotos de Otto além de documentos deste, enriquecendo ainda mais a história e, quiçá venha um familiar para falar com as pessoas da comunidade e, quem sabe num futuro bem próximo prestigiar a inauguração de um ?Portal? que se pensa construir na referida localidade com BRASÃO desta Família conseguido pela Escrivã Paulina Sobotka.

        Pensa-se ainda, solicitar ajuda desta Família Lindemberg para fazer o referido Portal e, a divulgação da Vila, para que esta se torne conhecida, além do que pensou-se em criar ali, na localidade grupos de danças alemã, promover jantares típico alemão, pois o nome é Alemão. A Escrivã manteve contato telefônico com algumas pessoas que tem este sobrenome para ajudarem nas buscas de algum descendente de Otto.         

         O material entregue está de bom tamanho e é bom começo para que a comunidade pensando alto, pois ali um dia alguém pensou em promover a Vila em Distrito. Pensou alto? Talvez não. Somente há poucos dias a Escrivã de Polícia ficou sabendo por amigos do seu pai, que seu pai havia deixado a História de Lindemberg, lhe entregaram cópia do material pesquisado por ele. Soube também que na época seu pai escreveu a história para que, a Vila passasse a Distrito, mas por questões ignoradas, Alto Alegre é que passou a status de Distrito. Ficou sabendo que o Professor João Sobotka, seu pai, lutou para que isso acontecesse, escreveu a História da Comunidade, cujo escrito encontrado recentemente faz parte do Museu Municipal e, cópia deste trabalho ela faz a entrega no ato da visita a Escola Básica Carlos Jaime da Rocha, para que todos saibam que este Professor foi o lutador para que a Localidade passasse a Distrito, mas infelizmente o escrito por ele, ficou esquecido e, assim Alto Alegre foi o escolhido para ser Distrito de Capinzal. Hoje diz a Escrivã, se olharmos atentamente a localidade de Alto Alegre e Lindemberg, Lindemberg teria muito mais condições de ser o Distrito do município de Capinzal.  

      Diz a Escrivã de Polícia que continuará buscando encontrar mais sobre este nome, para que a vila onde viveu e cresceu, cresça em tamanho, cultura, tradição e história. Esse era o desejo do seu pai.

      Para min, diz a Escrivã de Polícia, foi uma grande satisfação e prazer ter conseguido o material ora entregue sobre o nome LINDEMBERG, não só porque por ali passou um agrimensor de nome OTTO LINDEMBERG. Satisfação porque esta é a única comunidade do município de Capinzal (SC), que possui um ?Brasão e sua História?, mas peço a comunidade que se empenhe para levar adiante esta história planejando projetos que fiquem para sempre com o povo que nesta Vila reside.

      Na oportunidade, Paulina recitou o poma de sua lavra LINDEMBERG, tendo sido muito aplaudido.

      LINDEMBERG

Foi num pequeno lugarejo

Não era ainda vila, muito menos cidade

LINDEMBERG...

Foi lá que cresci e vivi

Até minha mocidade.

 

Como em criança tudo é beleza

Lindemberg me servia

Não tinha do que me queixar

Se não fosse a dificuldade

De se estudar na cidade.

 

Como qualquer indivíduo

Pensando na vida futura com prioridade

De Lindemberg saí e me instalei na cidade

Pois todo o homem precisa progredir, não é verdade?

 

Estudei, trabalhei, sofri.

Hoje depois de tanto tempo

Volto a vê-la.

É, lembrei-me de ti

São lembranças... são saudades.

Elas também servem

Porque apagá-las de um todo

Se é um pedaço de nós?

Sabe Lindemberg

Pra falar bem a verdade,

Às vezes eu lhe tenho muitas saudades.

Autora: Paulina Sobotka (esta poesia fará parte do 3º Livro da Autora)

 

Anterior

Reunião com as assistentes sociais

Próximo

População recebe recursos do PETI

Deixe seu comentário