logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü                  A verdadeira mulher somente anda ao lado do homem porque não quer fazer poeira para ele, pois se quisesse seria auto-suficiente. Muitas delas, trabalham fora e ainda encontram tempo para fazer o serviço doméstico, ainda arranjam tempo para cuidar das crianças e também do marido. Tem caso que o esposo convida amigos para almoçar ou jantar em casa, mas pelo fato de não poder chegar a tempo para assar a carne, a esposa é quem prepara tudo e quem leva a fama é o marido atrasado.

ü                  Na última semana, sexta-feira, percebemos alguns representantes de empresas estavam esperando no paço da Prefeitura para participarem de concorrência pública, sendo do ramo civil. Infelizmente, foram poucas as empresas locais, a maioria eram de fora, consequentemente, o dinheiro gerado na cidade acaba sendo aplicado em outros centros por iniciativa pouco ou quase nada recomendável. Psiu! Coloquem na cabeça uma vez por todas, duas obras desabaram e uma inacabada, executa por forasteiros, deixando prejuízo a sociedade.

ü                  Dentro de várias cidades deveriam trocar os carros por tartarugas e jabutis, devido o grande número de placas de 40 e 20 km. O expresso tartaruga na minúscula área comercial (agências bancárias uma do lado da outra), resulta em congestionamento, consequentemente a burocracia no trânsito fica a desejar em termos de opções de livre circulação dos carros. Falta criatividade quanto a compra e venda achando que somente acontecem no espaço de parte das ruas XV de Novembro, Nereu Ramos, Linda Santos, Ernesto Hachmann, Narciso Barison, Dom Vicente Gramázio, Carmelo Zocolli, Maria Angélica Almeida, é um engano. Um exemplo, o Sacolão sairá da área nobre em localização e vai se instalar um pouco mais retirado, no entanto, facilitará aos clientes estacionamento, saindo do aperto central.   

ü                  Muitas mulheres vão às compras nos supermercados, no entanto, fica difícil a locomoção devido aos filhos. Essas casas comerciais maiores, bem poderiam disponibilizar um espaço estilo creche, com brinquedos e funcionárias que tomassem cuidado das crianças. Se a razão maior do comércio é o cliente, então os investimentos se fazem necessário. Não basta só ganhar, temos que também servir.

ü                  A falta de uma identificação de Capinzal nos limites dos municípios de Ouro (sobre a Ponte Irineu Bornhausen), com Piratuba e Zortéa, podendo ser uma placa informando a potencialidade econômica, inclusive desejando boas vindas e boa viagem. Quanto à Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, havia um portal, porém, o tempo passou e nada de placa sobre a denominação do local.     

ü                  Quem diria, mais um ano político chegou e as renovações ou permanência de governos municipais ocorrem através do voto popular depositado nas urnas eletrônicas. O TEMPO ? um jornal de fato, em Capinzal permanece e passou pelos mandatos de Irineu José Maestri (PMDB), Hilton Pedro Paggi (antigo PFL e atual DEM), Luiz Carlos Thomazoni (PP), na primeira gestão administrativa de Nilvo Dorini (PMDB) e na reeleição do mesmo. Queira ou não, os homens públicos não são dono dos cargos eletivos, eles ficam como prefeito, vice-prefeito, vereador, no entanto, os meios de comunicação e cidadãos estes sim permanecem fazendo e registrando histórias de nossa gente e de nossa terra.

ü                  No site de O Tempo, na página enquête, teve leitor que sugeriu Paggi e Soccol 2008, também Wilson Farias e Valêncio José de Souza para a Prefeitura. Essas iniciativas fazem parte da opinião pública e da livre democracia em manifestação e vontade. Se achavam que a considerada oposição estava escondida, os pessimistas se enganaram. Quanto à situação por estar governando é vista e comparada, resultando em críticas e elogios pelo que fizeram e deixaram de fazer.

ü                  Conhecemos Valdecir José Saretta há 17 anos, ocasião que começou a dar aula de Karatê em Capinzal e Ouro. Na disciplina de educação física, sem medo de errar, Saretta é um dos profissionais mais qualificados, pois além de ter formação vai em busca de aprimoramento participando de cursos em Santa Catarina e fora do estado. Parabéns Saretta por não depender de política partidária para viver e fazer parte da sociedade. Seu modo de agir e de pensar, caracteriza um verdadeiro líder, numa desta quem sabe, entre para o cenário político, objetivando realizar ações em favor do coletivo e não em prol dos companheiros de sigla ou de coligação.

ü                  Como Capinzal deixou de ser considerada a capital estadual de alguma atividade, a exemplo da produção de milho e de outra potencialidade, o que vem despontando é a preferência pelos shows pirotécnicos. Os fogos de artifício são soltos em decorrência do futebol, de rivalidade política e festas em geral. Os fogos não são barato, inclusive podem causar acidentes e se o dinheiro fosse revertido para os carentes, certamente mataria a fome de inúmeras famílias.

ü                  Ainda está no pensamento dos cidadãos Mauro Luis no programa da noite, de voz romântica, Carijó que fazia os ouvintes ficarem sintonizados na programação típica, do Gabriel alegre e comunicativo. Outros passaram a proporcionar entretenimento aos ouvintes, mas mesmo assim eles são lembrados pelo que fizeram por meio de comunicação falada.    

ü                  Doar sangue não dói e nem vai fazer falta no nosso corpo. Como uma ação de cidadania e de boa convivência em sociedade, pesquisamos e encontramos requisitos exigidos para que possamos doar sangue, também saiba as vantagens em doar, pois você recebe vários exames sanguíneos sem custo e ajudará a manter a saúde de forma preventiva. Pense nisto e passe ou continue doando sangue, consequentemente, salvando vidas.    

ü                  É bom voltar no passado e relembrar do eterno Farina, um prefeito que fazia a coisa acontecer. Uma das grandes virtudes dele era não dar a mínima para as fofocas e fatos distorcidos, pois detestava os dito dedos duros. Se o funcionário público trabalhava certo é o que importava, da mesma forma, não influenciava na vida das famílias e nem na atividade comercial, pois sua postura sempre foi de um verdadeiro animador do município. Prova disto, deixou saudade.

ü                  A programação dos 59 anos de Capinzal foi um sucesso a participação dos capinzalenses e também dos ourenses no domingo, 17 de fevereiro, na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito. Destaque por valorizarem os prata da casa: grupo musical ?Os Invencíveis?, por trazerem o ex-radialista da Rádio Barriga Verde para fazer show denominado de Tchê Mendes e Grupo Portal do Sul, ainda por proporcionarem brinquedos infantis gratuitos. O que ficou a desejar foi na parte dos banheiros, não tendo água nos convencionais e nem nos ecológicos. Na verdade, além da água mineral vendida em barracas, deveriam disponibilizar de bebedouros aos cidadãos para poderem matar a sede sem precisar ir à vizinhança pedir copos com água. Isto também ocorre nos campos de futebol, nos ginásios de esportes, nos salões de baile, nas festas e muito mais, o que deveria merecer uma ação da vigilância sanitária. 

ü                  Recebemos E-mail da professora e escritora Nádia Pacheco dos Santos, da cidade de São José (SC), em 17/02/08, com o seguinte comentário: Hoje é aniversário da cidade, a minha cidade, aquela que guardo no coração eternamente, foi ai que aprendi andar, falar, viver... graças aos meus pais que escolheram essa cidade linda pra morar, hoje por sinal é também aniversário do meu pai, o tio do olho d'agua, Donato Pacheco dos Santos, que agora vive em outra dimensão mas escolheu a cidade dele pra partida... Obrigada Capinzal pelo aconchego desse povo maravilhoso! Feliz aniversário Capinzal. Aos amigos que tenho ai, meu abraço!

ü                  Se caso viajantes, visitantes e turistas vierem para os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, o que temos a oferecer são lanchonetes fechando praticamente ao anoitecer. Falta direito de entretenimento, inclusive de poder usufruir da vida noturna. No período da noite somos a favor do som ambiente, não confundam com som ao vivo, a exemplo de shows e bailes. Apenas um lugar realizava som ambiente, não incomodava ninguém, agora tudo acabou. Da maneira que a coisa se encaminha, do nada pôde, onde qualquer denúncia ou abaixo-assinado é a bola da vez, a solução é investir fora e as opções de diversão terão de buscar em outros centros.       

ü                  Disseram que o Rio Capinzal e às margens estão sendo poluídas pôr moradores ribeirinhos, citando indiretamente o lote 1, ao lado da ponte na Rua Carmelo Zocolli. Psiu! Desinformados, basta ver durante a noite o pessoal bebendo e fumando sobre a ponte, consequentemente descartam o lixo nas mediações. O mesmo ocorre na escada entre as ruas XV de Novembro e Aparício Ribeiro (bebedeira e ?tabaco?), inclusive por falta da prestação de serviços por parte das margaridas e garis, resulta em cacos e muita sujeira de forma permanente.   

Anterior

Jantar do setor de carregamento da UICA

Próximo

Rua intransitável no Projeto Desafio

Deixe seu comentário